Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Ei Sol, destrua o planeta mas não tire minha Sky do ar!

Por em 11 de setembro de 2012
emCiência
Mais textos de:

Site | Twitter
  • Xultz

    “mantido no lugar pelo nosso campo eletromagnético”
    Desculpe se a pergunta é tola, mas não seria “campo magnético”?

    • http://www.junior.art.br Karlos Junior

      Errr…..Deve ser porque magnetismo gera eletricidade e vice-versa (me corrijam se falei alguma besteira). Não acho a dúvida tola, desde que vc queira saber. :)

      • Xultz

        Isso é verdade, mas também é verdade que calor aplicado numa junção bimetálica gera eletricidade, e eletricidade numa resistência gera calor. No fim das contas, são duas formas de energia e uma pode ser transformada noutra. No fim, existem muitos tipos de energia que todas podem ser transformadas entre si.
        Pensando em campos magnéticos e campos elétricos, um capacitor armazena energia sob forma de campo elétrico, enquanto um indutor armazena sob forma de campo magnético. Dizer que os dois são iguais e são na verdade um campo eletromagnético só, vai deixar muito capacitor e bobina confusos e o caos pode imperar nos circuitos eletrônicos, e isso seria muito desagradável para todos nós :)

        • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

          acho que efeito seedbeck e joule não são bons exemplos.
          o primeiro só ocorre em bimetais e o segundo em uma unica liga.

          campos magnéticos sempre geram campos elétricos e vice-versa.
          Quem observou isto a primeira vez foi Oersted, você ja deve ter ouvido falar na historia dele ( o cara que observou acidentalmente que a bússola se mechia quando aproximava um condutor elétrico energizado)

          E indutores não armazenam energia.

          • pedruh_s

            Na verdade, um campo magnético só induz um campo elétrico quando esse campo magnético varia, como o campo magnetico terrestre nao é sempre o mesmo, acredito que podemos dizer que há um campo eletrico induzido sim.

          • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

            sim e não, é verdade que o campo magnético induz um campo elétrico apenas quando ele varia, e o contrario também é verdade.

            a sacada do Maxwell e sua trupe foi descobrir que algo que possui um campo magnético (um imã natural por exemplo) são criados por correntes ligada, associadas à estrutura da matéria.

          • Xultz

            “E indutores não armazenam energia.”
            Assim você quebra minhas pernas. Se o indutor não armazena energia, prá que ele serve? Pergunto porque há alguns meses eu projetei uma fonte chaveada em topologia SEPIC (infelizmente não dá prá colar um link com uma imagem de esquema de SEPIC aqui), e a teoria de funcionamento diz que no ciclo de condução, o indutor armazena energia, no ciclo aberto ele transfere essa energia pro capacitor, no outro ciclo o capacitor transfere pro segundo indutor, e este transfere pro capacitor de saída. E funcionou direitinho!
            A notícia é boa, porque se for assim, ele não tem utilidade no circuito, e posso tirá-los, principalmente porque são os mais chatos de se comprar, e são os maiores componentes da placa…

          • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

            Vamos por partes :)

            indutores servem para tantas coisas que poderia escrever um livro do tamanho da biblia sobre eles.

            Posso usar indutores como filtros, como corretores de fator de potencia, em transformadores e por ai vai…

            Não conheco o tal esquema SEPIC, mas pelo que vi por cima parece que ele se utiliza de um fenômeno chamado “choque de contra tensão”, basicamente quando você tira a tensão aplicada em um indutor este devolve ao circuito energia na forma de tensão reversa, e ele assim o faz justamente pela natureza eletromagnética (um campo magnetico variante induz um campo elétrico).

            Quando se utiliza relés para acionamento é comum utilizar um diodo ligado em paralelo e inversamente polarizado à bobina do mesmo para que a energia “gerada” pela bobina seja consumida em algo que um programador chamaria de “função recursiva elétrica ” :)

          • Xultz

            Na verdade o indutor não devolve a energia sob forma de tensão reversa, ele devolve sob forma de corrente. E ele devolve a corrente no mesmo sentido da corrente que o carregou de energia. Como consequência dessa corrente, dependendo de onde ele está aplicado, pode aparecer uma tensão reversa.
            O mais importante de tudo, é que o indutor armazenou energia, contrariando tua afirmação de que indutores não armazenam energia.

          • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

            Corrente e tensão estão intimamente ligadas, uma não existe sem a outra.

            e SIM, ele devolve no sentido CONTRARIO, basta você olhar qualquer literatura a respeito, ou melhor faça você mesmo um experimento com uma fonte um diodo um relé e um multímetro.

            Se você faz tanta questão que ele armazene, ele “armazena”, tem problema não :).

            Só que tem um pequeno problema, baterias e capacitores podem armazenar energia elétria por meses ou anos, o indutor “armazena” por um período curtíssimo.

            Seria como você dizer que a memória RAM armazena informação, “armazenar” ela até “armazena”, mas nao armazena entende ? :)

          • Xultz

            “Corrente e tensão estão intimamente ligadas, uma não existe sem a outra”
            Existe sim, tem uma experiência feita com um anel supercondutor, onde uma corrente foi induzida por um campo magnético e, como a resistência do supercondutor é virtualmente zero, ela fica circulando indefinidamente por muitos e muitos anos. E não há queda de tensão em local algum, senão haveria dissipação de potência.

            Não sou eu que faço questão que ele armazene energia, a questão é que ele armazena. Ainda bem que finalmente concordamos neste ponto.

            Tempo longo e tempo curto são coisas muito relativas. Uma bateria armazena energia por um tempo curtíssimo, comparado a uma era glacial. Uma memória RAM armazena dados por um tempo longuíssimo comparado a um capacitor real. (e isso abre margem prá outra discussão, já que a RAM é feita de capacitores reais, mas não vale a pena discutir isto).

          • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

            Bom, eu não estava considerando situações limites, como os supercondutores, e acredito que você não tenha utilizado supercondutores na construção da sua fonte.

            Quanto a armazenar, eu continuo discordando, entendo que afirmar isso é extrapolar conceitos, e extrapolando posso afirmar que tudo armazena energia, uma pedra em cima do morro armazena energia cinética, P.E.

            De qualquer forma acho que a conversa tomou um rumo filosófico demais e não vamos conseguir avançar muito, atingimos a lei de DevilWin (acabei de inventar), que toda discussão alcança uma massa crítica filosófica muito alta que a ultima saída é encerrar a discussão e ir pro bar beber

          • Xultz

            Concordo com você, então, manda prá mim um caneco de chopp bem gelado!

            E vamos discutir sobre assuntos que realmente interessam. “Você viu a bunda daquela gostosa ali?”

          • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

            Qual ?, aquela com a calça de vinil colocada à vácuo ?

          • http://www.crashcomputer.tk/ Gradius

            É… em mas em um indutor de fonte chaveada, quem armazena o campo magnético e faz a mágica toda é o NÚCLEO de ferrite. O indutor sozinho, sem núcleo (usando uma forma e miolo de ar) não serve pra nada em uma fonte chaveada. Então pensar que o indutor em si não armazena energia até certo ponto esta certo.

          • Xultz

            Todo indutor tem núcleo, seja ele de ar, de vácuo, ou de ferrite. E todos armazenam energia, uns melhores, outros piores. Dizer que um indutor sem núcleo não serve para nada é como dizer que não dá prá viajar pro Canadá de bicicleta. Muita gente já provou o contrário, apesar de ser muito mais eficiente viajar para o Canadá de avião.

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Os dois são a mesma coisa, inclusive as Forças Fundamentais foram unificadas em eletromagnetismo. São só aspectos diferentes da mesma entidade, tipo a Santíssima Trindade.

      • Xultz

        Olha, muitíssimo provavelmente eu esteja redondamente enganado, mas existem dois campos distintos, o elétrico e o magnético. As equações de Maxwell de um são o inverso do outro, por exemplo, o campo magnético não diverge enquanto o elétrico sim, e o campo elétrico não rotaciona enquanto o magnético sim. Então simplificar dizendo que os dois são a mesma coisa, me parece simplista.
        Pode ser que alguém explique que é impossível gerar um campo magnético sem haver um campo elétrico de alguma forma e vice-versa, e eu não tenho como discutir porque eu não cheguei neste capítulo no livro do Hayt (mas mesmo assim consegui passar na matéria, que era o que realmente me interessava), então se alguém estiver com vontade de resumir metade do livro num post, fico imensamente grato :)

        • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

          Pra entender essa parada toda você tem que ler sobre Oersted, Gauss, Ampere, Faraday e Maxwell.

          Oersted fez a observação prática que as duas forças tinham uma certa relação
          Gauss tornou possível a criação dos capacitores
          Ampere tornou possível a criação de transformadores (muita gente não sabe, mas nos transformadores a energia é transferida “wireless”)

          e Maxwell pegou todas as experiencias das feiras de ciencias dos nossos amiguinhos acima, deu um corpo matemático e disse “eu entendo essa porra toda e é o seguinte, essa parada toda ai é eletromagnética)

        • la_gomes

          Se tiver como ler o capítulo sobre Maxwell no livro de Carl sagan, O Mundo Assombrado Pelos Demônios, ele explica com maestria essa união das forças magnéticas com a elétrica e mostra que mesmo Maxwell partindo da ideia errada na época da existência do Éter, suas equações estão corretas mesmo sem esse elemento.

        • http://twitter.com/pedrogsena Pedro Gabriel Sena

          Em notação tensorial, os campos elétrico e magnético (separados), tornam-se componentes do tensor campo eletromagnético. Mesmo as equações de Maxwell podem ser reescritas em notação tensorial para o citado tensor. Logo, não apenas empiricamente (o que é mais importante, afinal), mas também matematicamente, ambos os campos são aspectos de uma mesma entidade. É só googlear pra verificar se falei alguma besteira ;)

          Edit: em tempo, excelente post! Esse espirro do Sol (como outro comentarista citou mais abaixo) é lindamente assustador.

  • http://www.facebook.com/lucianoroch Luciano Rocha

    Esse foi só o peido.
    Imagina a cagada.

    • Renata Silver

      Hehehehe… Melhor nem imaginar.

  • Guilhermo

    Obrigado pelo cinturão, Van Allen.

    • Maximus_Gambiarra

      Toma essa, Orion.

  • http://www.facebook.com/MARCELOeLUCIENE Marcelo Barboza

    Ei, o “Amador” que fez chover sapos e explodir cidades é o mesmo que tem o sol na palma da mão. Os egipicios estavam errados adorando a criação ao inves do criador!

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Então pq igrejas têm pára-raios?

      • Maximus_Gambiarra

        Todo mundo saber que eles foram feitos para cair no peito dos exorcistas.

      • Mario Neis

        hehehe, isso me lembra da professora de geografia “JENEA!” aqui da minha cidade que durante uma tempestade praguejou que a porcaria do para-raios não servia de nada, mais atraía que parava os malditos!

        hahhahah

      • Hollander

        Precaução por medo de Zeus… Vai que eles estão rezando para a entidade errada.

        • Edmilson_Junior

          Thor está mais na moda.

          • cquintela

            Ha! Thor é o deus do trovão, só faz barulho…

          • Rodrigo Cia

            Thor também atropela pessoas

          • http://www.facebook.com/people/Andre-Souza/100000571365056 Andre Souza

            Se tu está se referindo ao filme, ele foi é atropelado pela edificante Portman umas 2x… rs.

          • DavidSiqueira

            Haha, deve estar falando do Thor brasileiro… Filho do Eike.

          • Edmilson_Junior

            Cquintela “Na mitologia nórdica, Thor (nórdico antigo: Þórr) é o deus que empunha o martelo Mjolnir, está associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade.” Cuidado com a martelada! Isso sim faz barulho.

      • http://www.facebook.com/people/João-Rodrigues/100000816185189 João Rodrigues

        Simples. Os raios punem os pecadores que vão a igreja para “tapear” e continuam a pecar quando saem dela. Não seria justo punir os que tentam andar na linha. Por isso temos os para-raios.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=1361364147 Paulo Ricardo Schwind

        Para pendurar os hereges neles

      • http://www.facebook.com/people/Conteúdo-Proibido/100003202120393 Conteúdo Proibido

        Esse é o Cardoso, hahaha,
        esta resposta é melhor que todo o texto.

      • http://wallysou.com/ Wallace

        talvez pelo mesmo motivo que vc usa guarda-chuva?

        • http://twitter.com/jrventurim José Robson Venturim

          Mas ele não se disse “dono” da chuva … Para quem tem “o sol na palma das mãos” usar pára-raios em suas sucursais é extremamente contraditório.

          • http://wallysou.com/ Wallace

            ora, se Deus (o da Bíblia, não outro nem esse tal de rárárá) “manda a chuva sobre maus e bons” por que Ele mandaria só os maus pro raio que o parta? não entenda isso como inferno, foi só um trocadilho infame que não consegui domar o teclado e, quando vi, já tinha saído… =D

            e depois, o trecho sobre Ele ter o sol na palma das mãos não é exatamente assim: a Bíblia diz que Ele mede o céu a palmos, logo isso é uma inferência. (até razoável, mas não passa disso; a não ser que vc me mostre onde está escrito isso, dae retorno ao ponto).

            todavia, em nenhum momento isso quer dizer que igrejas não tenham que se prevenir sobre coisas que são comuns a todas as pessoas, boas ou más, gordas ou magras, bonitas ou feias.

            e se agisse assim (sem pára-raios), e acontecesse uma tragédia, lá viriam os críticos dizendo que as igrejas agem imprudentemente… assim não dá, velho: se faz direito, critica pq deveria agir pela fé (credulidade tola, na verdade); se faz obrada (cai nessa conversa fiada mimimi), depois vcs vêm caindo de pau apontando a atitude ridícula? aff

            e, finalmente, quem disse que nas igrejas só existem pessoas boas (para justificar uma proteção sobrenatural)? certamente vc não conhece a realidade das igrejas para pensar assim. pelo menos, na minha não é… e graças a Deus por isso.

            a proteção total de Deus seria desejável e esperada se, e somente se, a igreja fosse totalmente composta de pessoas plenamente transformadas, o que não é o caso, evidentemente. esse estágio de transformação ocorre, via de regra, post mortem.

            todavia, ainda que assim fosse (uma igreja cheia de pessoas perfeitas), por que Ele seria obrigado a agir assim? só porque você quer, ou porque o Cardoso quer? amigo, nem se eu quisesse seria assim…

            vc já leu que Nero alimentava seus leões com cristãos e iluminava seus palácios com tochas-humanas? pois é, muito antes do fantastic 4, os cristãos foram os primeiros tochas-humanas da história. mas, infelizmente ou não, só o Johnny Storm pega fogo e fica vivo.

            a fé exige muito mais do que chavões e bravatas para ser entendida e, principalmente, vivida. a fé, às vezes, foge à lógica, e se comporta de forma contrária a nossos interesses.

            ter fé é muito mais desafiador do que ficar lendo posts do Cardoso ridicularizando a fé, e as verdadeiras provas não consistem em ficar refutando ateus de conceitos errados sobre Deus. se fosse só isso, até vc poderia ser cristão (ou não)

            como já disse alguém que me foge o nome agora: se o que você procura na religião é conforto, decididamente o cristianismo não é para você.

            mas, não estou aqui para gerar um flamewar e nem ofender ninguém. apenas não me contive em ver alguém falar tanta abobrinha por cm² e ainda ficar se gabando disso, como se fosse o cara.

            talvez seja a última vez que eu faça isso mesmo, porque é cansativo ficar refutando, como disse, conceitos errados sobre fé justamente de quem se vangloria de não tê-la.

            abs,

          • http://openid-provider.appspot.com/daniloanp@bsd.com.br Danilo

            Na bíblia, livro da mitologia cristã, está escrito que ele, deus, é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Portanto, ele tem(de acordo com o livro antigo e antiquado) o Sol e tudo na palma da mão.
            De qualquer forma também esta escrito que rá é o deus do Sol e aquele que concluiu a criação do mundo em diversos pergaminhos de papiro e paredes de construções mais antigas que a bíblia.
            Sabe-se também,pela mitologia grega, que Hélio é a personificação do Sol e o fenômeno supracitado acontece por que ele fica furioso quando o coelhinho da páscoa não leva ovos pra ele. Como os ovos restantes da páscoa acabam no final de agosto e o coelho entra em fase de produção, torna-se inviável a entrega de ovos para Hélio, o papai noel o consola com outros presentinhos. Se não fosse o bom velhinho os ataques seriam bem piores e nós nem vivo estaríamos, portanto, bendito seja o papai noel.
            PS: Não é as vezes que a fé foge a lógica, é sempre.
            Desculpe se não foi engraçado, não sou um autor de ficção tão bom quanto os profetas e apóstolos(se é que foram eles que escreveram, esse livro passou por tantas modificações quando criaram o cristianismo a pouco menos de 2000 anos).

          • http://wallysou.com/ Wallace

            não, de fato vc não é autor de ficção e menos ainda comediante, ah e nem historiador tb.

            essa ladainha de que a Bíblia “passou por tantas modificações” não tem respaldo histórico, bibliográfico e nem evidências nos pergaminhos e papiros antigos.

            se vc fosse julgar as obras da antiguidade com esse mesmo critério que está julgando a Bíblia, nenhum outro livro antigo se salvaria.

            isso não é ciência, nem história e muito menos crítica literária (mas, neste caso, seu texto deixa isso bem claro… ;¬). o nome disso é preconceito. pré-conceito.

          • http://openid-provider.appspot.com/daniloanp@bsd.com.br Danilo

            Correção: O que tenho é Pós-conceito.
            Nenhum livro se salva, a diferença é que as pessoas não acreditam nos outros livros como acreditam na bíblia. Os de filosofia são apenas para serem lidos e refletidos e não denotam verdade absoluta alguma. Os científicos apenas descrevem coisas que podem ser observadas e que nos dão capacidade de predição, a ciência não prova “nada”, apenas observa fatos e explica-os de forma que possam ser usados e compreendidos até um limite. Se foram alterados ou não ou se Gauss é uma invenção(só um exemplo, não nada que leve a crer isso até onde sei) pouco me importa, sabe-se que podemos construir muitas coisas com essas informações.
            Os de história tentam descrever como as coisas aconteciam no passado e nos dão informações de erros anteriores, apesar da precisão dessas informações ser muito questionável quando considerados fatos muitos antigos, existem evidências que atenuam isto. Entre outros.
            Em suma, se você encarar a bíblia apenas como um livro de ficção machista, retrógrado e auto-contraditório que vai contra valores e morais escritos no próprio livro, tudo bem, não teria nada contra ela.

          • http://wallysou.com/ Wallace

            “Em suma, se você encarar a bíblia apenas como um livro de ficção machista, retrógrado e auto-contraditório que vai contra valores e morais escritos no próprio livro, tudo bem, não teria nada contra ela”

            #imposição de idéias detected!

            hum, então suas opiniões se sobrepõem às da Bíblia. bacana.

            vou pensar… pensei

            #NOT

            prefiro a Bíblia.

            mas, faz assim: deixa o telefone da tua opinião, quem sabe um dia eu ligo pra ela.

          • http://openid-provider.appspot.com/daniloanp@bsd.com.br Danilo

            Ok, cara. O telefone é 0xb110011111,0xb111000,0xb1111011111,0xb11100011. De qualquer forma acho que devia ligar pra sua opinião, tem o telefone. Deviam conversar mais.
            Esta conversa não vai nos levar a lugar algum. infelizmente, parece que ambos estamos convictos demais de nossas visões. Logo abraço e desculpe qualquer coisa. Se ainda quiser debater, tudo bem, mande que depois que eu acabar de lavar a louça eu respondo :-)
            Sei que fui bem desagradável na primeira mensagem, mas não resisto.

          • http://wallysou.com/ Wallace

            ok, Danilo.

            começamos mal, mas não quer dizer que tenhamos que continuar mal, e muito menos terminar mal, certo?

            de qq forma, gostei de sua humildade em reconhecer isso, e tb me desculpo em ter respondido à altura… rs

            sim, estamos bem convictos mesmo, e não quero fazê-lo mudar de idéia, pelo simples fato de isso estar além de minha capacidade e forças.

            somente quem pode mudar isso é o Senhor, então vou deixar nas mãos dEle, que é o melhor lugar para se estar… rs

            então, se Ele te procurar, não feche a porta, ok?

            #dica: eu não tenho todas as respostas para suas perguntas, nem mesmo as melhores respostas eu posso dar, mas Ele tem.

            pode ser sincero e peguntar o que quiser, pq Ele te ouve. quanto mais sincero vc for, mais Ele vai se dignar a te responder, afinal o interesse maior seria dEle, certo?

            assim, se Ele não existir, vc terá apenas mais um bom motivo para sua falta de fé. se vc perguntar algo pra Ele, no máximo vc fará o mesmo papel ridículo que eu já fiz.

            como não sei se postar link aqui vai bloquear meu comment (e pra evitar alguma reação raivosa do Cardoso… rs), meu nome é o end do meu blog: procure o post

            – “Vou desistir! Não aguento mais…”.

            é um com 17 estrelas e 88 votos, e um dos que mais gostei de ter escrito, embora a experiência não tenha sido das melhores…

            #te espero no Céu

            =¬)

          • http://wallysou.com/ Wallace

            ah, esqueci: vc não tem competência para falar de fé. vc NÃO tem fé, esqueceu?

            no dia em que vc tiver fé, vc poderá falar o quanto, em que medida ou em qual intensidade a fé foge à lógica, se ela é o avesso do inverso ou o cúmulo do absurdo ou, ainda, o ódoborogodó.

            ela PODE parecer ilógica para vc, ah isso PODE. agora, que ela É ilógica, isso vc não PODE dizer, pois vc não PODE afirmar isso de forma tão categórica de algo que lhe é completamente estranho a sua experiência pessoal.

            aconselho a ser um pouco mais, digamos, científico em suas afirmações: fale do que vc conhece, experimenta e vivencia. alguns chamam isso de empirismo, e é uma das bases da ciência.

            quando eu disse que “às vezes, a fé parece fugir à lógica” eu estava falando da MINHA experiência, do que eu vivi, experimentei, que fez parte de minha história.

            se vc tiver pretensões científicas, abandone essa postura, pois ela não combina com o método científico. na verdade, para ser franco, ela nem combina com honestidade intelectual.

            seja mais *cético*: antes de criticar o que vc desconhece (fé), engolindo conceitos de terceiros, procure conhecer um pouco mais antes de se posicionar.

            e, finalmente: tenha uma postura mais “científica”, ou seja, não emita opiniões pessoais como se fossem *verdades absolutas* tipo “a fé sempre foge a lógica”, pois isso além de ser uma opinião meramente pessoal, particularizada, impossível de ser comprovada por todos, nem está lastreada na realidade ou em pesquisas isentas e bem aplicadas.

          • http://openid-provider.appspot.com/daniloanp@bsd.com.br Danilo

            Realmente dizer que a fé sempre foge a lógica é exagero, foi uma maneira imatura de te irritar e parece que consegui. Desculpe. Mesmo a lógica possui vários ramos e pode ser que em algum deles a fé tenha validade(obviamente dentro de um universo limitado, a própria ciência pode ser invalidada)
            De qualquer forma, o argumento “Você não tem fé, portanto não pode falar dela” é totalmente inválido e sem fundamento.
            Sei muito bem o que é empirismo meu amigo. A maioria das pesquisas atuais são baseadas no construtivismo,que, de forma simplista, é uma união entre racionalismo e empirismo. Experimenta-se, reflete-se, daí constrói-se algo.

          • http://wallysou.com/ Wallace

            desculpas aceitas, Danilo.

            não irritou assimmmmmmmmmm, também né, só um pouquinho…

            ;¬)

            o argumento é válido sim: para fazer afirmações desse nível e natureza, somente conhecendo.

            nem toda opinião que vc emitir sobre fé será inválida, concordo, mas toda aquela que adentre nessa esfera de relacionamento, o é.

            mas, de boa.

            #saindo pra igreja, pra ver se MINHA fé cresce e se aperfeiçoa, pois de que vale eu dizer que tenho fé, se essa fé não tem influência positiva alguma no meu viver diário, nénão?

            boa semana pra vc.

            [ ]s

          • http://wallysou.com/ Wallace

            uma imagem interessante para se medir a confiabilidade do NT, e ver se procede a acusação das “modificações”:

    • Tejobr

      Nessa hora o “Amador” pensa: “Esse menino Cardoso é inteligente! Gosto dele!”.
      Já sobre fundamentalistas que atacam embaixadas: “Estou pensando em fazer ‘alguns furos’ no cinturão…

    • cquintela

      Ah sim e depois que ele viraram monoteísta a coisa ficou muito melhor por lá…

    • http://twitter.com/Silver_Hawk Thiago Margarida

      mas Rá é o deus sol, E o criador:
      ” Rá […] é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra, mas o mundo falta ser acabado, e o mesmo assim, se encarregou de acabá-lo. “

  • Maximus_Gambiarra

    (…)

  • http://www.facebook.com/luctimm Lucas Timm

    Geralmente setembro é mês de tempestade solar. Quando administrava redes, vários circuitos de satélite caíam devido a essa interferência.

    • http://twitter.com/ajscaldas Abraão Caldas

      Olha a Vsat tá fora do ar….. ahhhhh é setembro, nem ligo ahuehuaehaueae

  • http://profile.yahoo.com/2SMBL4E3IY3VU5MCHJ5GF7FHM4 Ricardo

    Incrível … isso no faz lembrar, que somos praticamente nada, se comparado ao Universo a nossa volta.
    Chegamos aonde estamos hoje, pq, vivemos em uma época de relativa tranquilidade no sistema solar.
    Temos o Campo Magnético, Cinturões de Van Allen, Atmosfera, Marte, Jupiter e Saturno para nos proteger, pois muitos meteoros acabam sendo atraídos pelo campo gravitacional destes planetas.
    Com certeza, não só os egípcios, mas várias outras civilizações que adoravam o sol estavam certas … e Infelizmente esse suposto novo deus que deveria amá-los foi o responsável por sua completa aniquilação, mas isso já é assunto para outro post.

  • http://pulse.yahoo.com/_3MRGPFQH72252WWTNTISAH4FMY Felipe S

    ‘Alien International’ apresenta…

  • OverlordBR

    Viu?
    Quem precisa se preocupar com um Snake Plissken e o código “666”… só um cuspe do Sol e pronto!

  • http://pulse.yahoo.com/_P6PTEZOSK7E3CKE2QZYVX2ZYRE Kenji

    Além do debate eletromagnético estar ótimo, os nomes das ilustrações usadas também valeram o post!

  • DANIELL DJ

    ” Fazer chover sapos e explodir cidades é coisa de amador, comparado com o Sol.” ?? todos tiveram influencia da mesmo ser !!! DEUS

    • cquintela

      Sim, o todo poderoso deus Rá!

      • Bruno Strik

        Cuidado

    • Ricardotr

      Como esses caras conseguem parar aqui no MB? Isso é coisa do Cardoso e algum Christianbait.

  • Kesede R Julio

    “Os egípcios estavam certos em adorar Rá. Fazer chover sapos e explodir cidades é coisa de amador, comparado com o Sol.”

    Restrinja-se a ciência, amador.

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Aspectos socioculturais andam de mão dada com a ciência. Ciência não é feita somente de números e logica matemática

    • http://www.facebook.com/ferreirakill Diego Ferreira

      É “cool” zoar os que acreditam em algo além da ciência. Vai que o artigo não seja tão interessante, pelo menos “chutamos algumas bundas”.

  • http://profile.yahoo.com/R2RE4PY535JRCN242JNVVVPJEU Richard

    Qual o link dessa foto?

  • http://twitter.com/lucianopromo luciano K

    Explicação da interferencia na Sky. Nada a ver com tempestade solar.

  • Thomas Fernandes

    Eu li Cinturões de Van Halen

  • Renata Silver

    Enquanto isso tudo aí não estragar meu cabelo, tudo bem pra mim.
    (Hahahahaha…)

    Menininho porreta, esse tal de Sol, né? Um espirrozinho de nada, ele nem se mexeu, e faz esse negócio todo.

    Sorte que tenho outras coisas pra me divertir além da televisão.

  • Marco Santos

    Em stargate, Rá era uma lombriga…

  • Megaram

    Como é que eles filmam isto…..

  • http://wallysou.com/ Wallace

    realmente, Cardoso, vc tem muito talento. é todo talentoso.

    inclusive, agora que os 4 Abestalhados do Apocalipse foram recentemente desfalcados com o cartão vermelho do CH, transformando-se nos 3 Patetas, cabe você no dream team.

    você só tem que lidar com esse seu lado negro da força, que aflora toda vez que vc é contraditado e/ou refutado, dae fica todo nervoso, raivoso, não é mesmo Cardoso?

    mas, nada que uma boa injeção anti-rábica não resolva, certo?

    agora, sério: da última vez que vc inventou de fazer estripulias com a fé cristã, “tipo assim” escarnecendo à la vonté, logo (algum tempo) depois o 1/2bit sofreu o baque da triste saída do Ghedin, uma grande perda, não foi?

    e ninguém emplacou a substituição, infelizmente… embora, para ser justo, o Dori está evoluindo (palavra cara esta, pra vc, não é mesmo?) a olhos vistos, e tem futuro o rapaz em comentar sobre outros assuntos off-games (Dori, vc tem futuro, vá em frente. Tenho acompanhado seu crescimento, e vc é melhor comentando, por incrível que pareça, sobre outros assuntos do que somente os games. Talvez pq eu não seja muito ligado nisso, quem sabe né).

    então, Cardoso, sabe que o Deus cristão, Esse que vc gosta de tirar sarro, cuspir, etc? Sim, Ele mesmo, pq o sol, o shiva, esse tal de rárárá não te metem medo. então, sabe o Filho do carpinteiro, pois é. Ele nem precisa explodir cidades pra te tirar do céu. Também não precisa fazer chover rãs pra te fazer arrancar os cabelos.

    o que Ele pode fazer, de mínimo, pra te tirar do sério? nada tão grave, acho, mas imagino como deve ter sido chata a saída do Ghedin… o 1/2 bit praticamente perdeu a outra metade que fazia dele um dos melhores sites de tecnologia. foi o período áureo do 1/2 bit.

    e hoje? o 1/2 bit ainda (IMHO, claro) não se recuperou do golpe. e vc andava bem mais quietinho, então imagino que as coisas começaram a melhorar, e vc já está botando as asinhas de fora novamente, né?

    olha, aconselho vc a ficar de olho no Dori, pq o rapaz vai longe e, se vc bobear, vai pra longe de vc. ora, se eu que sou um zé mané, consigo enxergar (tal como enxergava no Ghedin, que vai muito bem, obrigado) um talento promissor, vc acha que sou apenas eu que enxergo isso?

    se o Dori sair, quebra suas pernas, dae vc pode ficar raivoso, nervoso, arrancar os cabelos e o diabo a 4. o 1/2 bit, hoje, é 50% o Dori. claro, em minha humilde opinião. será que, se ele receber uma proposta indecente, vc vai conseguir segurar o garoto?

    ok, Cardoso, quando o Ghedin foi embora, você teve oportunidade de repensar a vida. pelo que você escreveu agora, deu pra notar que repensou, pesou e quer continuar insistindo no erro. paciência, você já é grandinho e tem noção das coisas, e faz suas escolhas sabendo das consequências que podem vir.

    do meu lado, sempre que estou meio desanimado com meu blog, de postar coisas interessantes para pessoas desanimadas, sem esperança, para falar que existe um Deus que se importa com elas, vem você e me faz lembrar que não posso parar.

    eu não desejo seu mal, não desejo que você desapareça, porque, cada vez que penso que minha presença na net é dispensável, você me lembra que, mesmo sendo ínfima, existe algo de relevante que posso fazer para mudar a vida de alguém.

    sendo assim, obrigado.

    agora, sobre Ele, não posso dizer o mesmo, que até quando Ele vai tolerá-lo. e, lembre-se: a morte foi um decreto dEle. já que Ele não existe e você não dá a mínima pra isso, lembre-se de não morrer, ok?

    eu não sou Zagalo, nem sapo, mas vc vai ter que me engolir.

    tomou?

    • http://twitter.com/jaisoncarvalho Jaison

      Nossa cara, acho melhor você parar com as dorgas

      • http://wallysou.com/ Wallace

        claro, Jaison… obg pelo conselho.

        afinal, meu comentário foi totalmente sem nexo, argumentação cheia de falhas lógicas e incoerentes, certo? quer me sugerir alguma casa de recuperação para drogados? hum… acho que não, né… elas geralmente são mantidas por cristãos, então iria piorar a situação, certo?

        mas, faz assim: procura uma casa de recuperação de drogados (porque se libertar sozinho das drogas é quase impossível, certo?), então pesquise e me indique uma casa de recuperação criada e mantida por ateus, assim eu paro com as drogas e com as bobagens também, que tal?

        =)