Meio Bit » Arquivo » Indústria » Operadoras abrem o Berreiro contra Anatel. Povão comemora. Schadenfreude explica.

Operadoras abrem o Berreiro contra Anatel. Povão comemora. Schadenfreude explica.

12 anos atrás

IMG_2642Quem é das antigas não reclama tanto da telefonia no Brasil por lembrar do INFERNO que era a vida pré-privatização, com gente esperando 12 anos por uma linha telefônica, ou celulares custando US$2 mil, com fila de espera, carta-convite e nenhuma garantia de ativação.

Só que a galera mais nova não tem nada a ver com isso, e se hoje a gente compra chip no jornaleiro por dez reau, não é mais que obrigação das teles. EU tive que ir pro Espírito Santo para comprar um celular, usei endereço de uma amiga, hackeei pra não pagar deslocamento e por muito tempo meu Nokia 232 salvou o dia, mas isso não consola muito quando por ANOS o acesso Internet da Claro caía no final da Dutra, sempre na mesma ERB.

OK, vocês nos salvaram de um destino pior que a Morte, que era ser cliente da TELERJ celular, mas e agora? Quem vive de passado e transmissão ao vivo do UFC na Globo, tá na hora de mostrar serviço e claramente ninguém está mostrando.

As operadoras subestimaram o crescimento da Internet no Brasil e principalmente  subestimaram as demanda de Internet. Fora ganância, um dos motivos que as fazem segurar o aumento de velocidade, capar conexões depois de um mínimo de dados trafegados e tremer diante da idéia de streaming é que as redes continuam sendo projetadas pensando em voz, o pessoal que vê celular como DADO, não como TELEFONE é minoria. Aí vem DADO, MELECA a rede e cai tudo.

 

“Ema ema ema cada um com seu problema”

A ANATEL vem faz tempo avisando, mas as operadoras continuam empurrando com a barriga. SIM, até há investimento, mas em uma velocidade incompatível com a realidade dos tempos modernos. A TIM comprou a AES ano passado, e ainda não fez NADA de realmente significante com a infra adquirida, os projetos de melhorias são estimados em anos, aí vem uma nova tecnologia, tudo é repensado, enxague e repita.

Agora o bicho pegou. A decisão de bloquear a venda de novas linhas pegou de surpresa a TIM, a Oi, a Claro e a Vivo, por não estar na Lista.

A sorte da Vivo é que é a menos pior delas, e a trolha da ANATEL proíbe a venda de linhas da pior operadora de cada Estado. Veja a Lista:

CLARO
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo

OI
- Amazonas
- Amapá
- Mato Grosso do Sul
- Roraima
- Rio Grande do Sul

TIM
- Acre
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Tocantins

 

A TIM diz que a atitude é desproporcional. Claro e Oi entram no bonde e desfilam bilhões em investimentos, Sério, AGORA? E que adianta esse investimento todo se miguelam um simples chip pré pra iPad, em uma atitude egoísta, antipática e INÚTIL, pois o usuário simplesmente compra no jornaleiro um dos supracitados chips de dez reau, corta na tesoura ou com o alicate da DX, e sai usando?

Não vou entrar no velho discurso “blabla concessionárias”, minha exigência de qualidade é mais embaixo. Quero ser tratado pelas operadoras como sou tratado pelo meu garçom, pelo português da padaria ou até mesmo por uma dama que troca favores por dinheiro, que também só está nessa por grana mas ao menos me trata com atenção.

Agora que o bicho está pegando, reza a lenda que o Embaixador da Itália foi reclamar com o Governo Brasileiro, e a Claro tirou da manga um plano preliminar de melhorias, pra tentar reverter a decisão da ANATEL.

Depois de ter que ouvir até que N97 não era smartphone, e que era normal me cobrarem avulso pois quando migrei de plano de voz o plano de dados foi cancelado, minha reação diante desse pega-pra-capaz é uma só:

colbertpipoca

relacionados


Comentários