Carlos Cardoso 12 anos atrás
Quando o Skydrive surgiu ele não disse muito a que veio. A idéia de salvar arquivos num servidor remoto (na época não se falava nuvem) era interessante mas trabalhosa. Upload via browser é chato feito e bobo, quebrava o ritmo de trabalho.
Outros serviços passaram a frente. Chegou até a existir uma marmotagem genial que transformava o Gmail em drive remoto, fazendo uma volta desgraçada mas do ponto de vista do usuário, era mais direto que o Skydrive.
O Dropbox, com sua integração com vários dispositivos móveis e funcionando como um drive normal foi e é a escolha primária de um monte de gente, mas há um novo velho concorrente na brincadeira: O Skydrive.
A Microsoft atualizou as Apps para iPhone e iPad, Dá pra cuidar de toda a organização estrutura do seu diretório do Skydrive apenas pelo iPad. Arquivos do Office podem ser abertos no Pages ou em outras aplicações, mas da mesma forma que com o DropBox e a Síndrome da baitolagem adquirida, é uma caminho sem volta. Não dá para salvar documentos diretamente, a menos que utilizem a API do serviço ou sejam fotos e vídeos.
O melhor de tudo entretanto é que a Microsoft clientes para PC e Mac, agora o Skydrive aparece como uma pasta normal no Finder ou Explorer.
Ah sim, indo nas configurações do Skydrive dá pra aumentar o espaço disponível de 10 para respeitáveis 25GB.
Quem tem uma discoteca muito grande é uma boa opção, já que dá pra tocar os MP3 em background. Ele também faz streaming de vídeos, mas cai no velho problema de forçar a conexão, ainda mais se você subir vídeos HD pro Skydrive. Nesse caso recomendo o excelente Air Video.
O Skydrive, dada a integração com Office, online e off provavelmente passará a ser mais usado por mim do que o Dropbox. Idealmente a Microsoft usará a antipatia da Apple pelo Google e a convencerá a incluir suporte ao SD em uma versão futura do iWork, já que usar via WebDav é meio chato e complicado.
Atualização: O GDrive acaba de ser lançado. Para acessar, clique aqui.