Bruno Alves 16 anos e meio atrás
O site Phoronix, fez uma avaliação interessante, rodando as mesmas tarefas tanto no Ubuntu 32 bits, quanto no 64 bits, os resultados confirmam os testes que eu já havia feito há quase um ano atrás, pelo visto nada mudou.
O comparativo, utilizou uma máquina com uma boa configuração, com processador Athlon 64 X2 4200+ e 2Gb de RAM, além de uma ATI Radeon X300SE e um HD Seagate 160GB SATA2.
Foram utilizadas as versões 6.10 (Edgy Eft) e 7.04 Herd 1 (Feisty Faw alfa).
Foram comparadas:
Os resultados:
O 32 bits, levou a melhor em:
O 64 bits, levou a melhor em:
As diferenças não são exatamente significativas, porém demonstram que, para multimídia, ainda é melhor manter o sistema em 32 bits e para o desempenho geral do sistema o 64 bits é melhor.
Um problema que ainda prende muitos usuários que possuem processadores 64 bits ao sistema operacional em 32 bits é que muitas bibliotecas e aplicativos ainda não existem de forma nativa, pratica e integrada em 64 bits.
Talvez, este problema seja exatamente o que explique uma performance melhor nas funções de mídia para o sistema 32 bits.
Para o usuário normal, ainda não vale a pena a mudança, seria interessante aguardar que mais aplicativos tirem proveito das melhorias trazidas pelo sistema operacional 64 bits.
Para desenvolvedores, a mudança pode ser altamente benéfica, já que o ganho no tempo de compilação ultrapassa os 10%, para quem está sempre compilando pode representar uma economia de tempo considerável no final do dia.
Outro detalhe interessante, olhando os resultados é o ganho de performance obtido com a versão 7.04 em relação a 6.10 do Ubuntu, mesmo a versão 7.04 estando no estágio Alpha, ou seja, o Feisty Faw promete e muito.