Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mimimi do Dia: Google Invade privacidade publicando… números das casas.

Mimimi do Dia: Google Invade privacidade publicando… números das casas.

12 anos atrás

Que o “do no evil” do Google já foi pras pápricas faz tempo todo mundo sabe. Foram inclusive multados recentemente depois que descobriu-se que gravavam informações de identificação dos Access Points WIFI nas vizinhanças dos carros do Google Street View.

O serviço aliás é cercado de controvérsia, com direito a questões válidas, como o correto caso onde um sujeito foi fotografado pelado dentro de casa pela câmera do Google, ou o caso besta onde um sujeito não-identificado apareceu no canto de uma imagem vomitando, entrou com uma ação, processou e ganhou, apesar de até então ninguém saber que ele era o vomitão.

Uma cidade na Inglaterra chegou a proibir que os carros do Google fotografassem as ruas, mas o pior caso é obra da Big Brother Watch. organização especializada em Direitos Civis, Privacidade, etc.

Eles estão acusando o Google de uma grave violação de privacidade, além de uso indevido de imagem.O porta-voz e diretor. um tal de Boninho Nick Pickles.

Diz ele que o Google está ganhando dinheiro com uso indevido de imagens de propriedade dos moradores ao mesmo tempo que invade a privacidade deles. Como? Com isto:

Google_Streetview_Captcha

Com tecnologia OCR o Google está identificando e usando os números dos prédios e casas fotografados pelo Street View para gerar CAPTCHAS, diminuindo a eficiência de scripts e bots usados para envio de spam e hackeagens em geral.

Reconheceu o número do seu prédio? Legal. E daí?

É um uso tão, tão tangencial de uma fração da imagem que não dá para acreditar que alguém se importe com isso, mas estão fazendo um escândalo. O tal Pickles diz:

“Há um sério problema de segurança em identificar individualmente os números das casas das pessoas”

Então, meu caro, é melhor TIRAR os números dos prédios, pois toda foto do planeta, mostrando uma rua fatalmente exibirá a numeração das casas.

Privacidade é bom e eu gosto, mas como todas as minhas vizinhas descobriram da pior forma, quem não quer ser visto fecha as cortinas.

Fonte: Telegraph

relacionados


Comentários