Carlos Cardoso 11 anos atrás
Que o “do no evil” do Google já foi pras pápricas faz tempo todo mundo sabe. Foram inclusive multados recentemente depois que descobriu-se que gravavam informações de identificação dos Access Points WIFI nas vizinhanças dos carros do Google Street View.
O serviço aliás é cercado de controvérsia, com direito a questões válidas, como o correto caso onde um sujeito foi fotografado pelado dentro de casa pela câmera do Google, ou o caso besta onde um sujeito não-identificado apareceu no canto de uma imagem vomitando, entrou com uma ação, processou e ganhou, apesar de até então ninguém saber que ele era o vomitão.
Uma cidade na Inglaterra chegou a proibir que os carros do Google fotografassem as ruas, mas o pior caso é obra da Big Brother Watch. organização especializada em Direitos Civis, Privacidade, etc.
Eles estão acusando o Google de uma grave violação de privacidade, além de uso indevido de imagem.O porta-voz e diretor. um tal de Boninho Nick Pickles.
Diz ele que o Google está ganhando dinheiro com uso indevido de imagens de propriedade dos moradores ao mesmo tempo que invade a privacidade deles. Como? Com isto:
Com tecnologia OCR o Google está identificando e usando os números dos prédios e casas fotografados pelo Street View para gerar CAPTCHAS, diminuindo a eficiência de scripts e bots usados para envio de spam e hackeagens em geral.
Reconheceu o número do seu prédio? Legal. E daí?
É um uso tão, tão tangencial de uma fração da imagem que não dá para acreditar que alguém se importe com isso, mas estão fazendo um escândalo. O tal Pickles diz:
“Há um sério problema de segurança em identificar individualmente os números das casas das pessoas”
Então, meu caro, é melhor TIRAR os números dos prédios, pois toda foto do planeta, mostrando uma rua fatalmente exibirá a numeração das casas.
Privacidade é bom e eu gosto, mas como todas as minhas vizinhas descobriram da pior forma, quem não quer ser visto fecha as cortinas.
Fonte: Telegraph