Carlos Cardoso 11 anos atrás
A Internet consegue ser uma mula teimosa de vez em quando, e altamente previsível. Ela NUNCA aprende, adora repetir os mesmos erros, e as empresas espertas se beneficiam e exploram esses erros.
Uma das manias mais bestas é se maravilhar com vídeos-conceito. Se a GE, que tem design de 60 anos atrás e nunca lançou nada que preste em termos de internet/consumidor final publicar um vídeo-conceito de uma torradeira online WIMAX geolocalizada, um monte de gente achará o máximo e replicará.
Agora o Google anunciou que está trabalhando em um projeto de óculos de realidade aumentada. Não disseram desde quando, nem para quando, nem COMO. Só mostraram um vídeo-conceito.
Pronto, saíram anunciando a morte do iPhone e do iPad nas Interwebs. Teve gente gritando, histérica “CHUPA APPLE”, outros elogiando a “interface limpa”, outros já entrando na fila da GoogleStore.
Depois que a gente fica macaco velho de Internet (+- seis meses de uso) aprende a não dar bola para conceito. É ótimo aquele vídeo da Microsoft com todo mundo usando Windows 12 e esfregando telas, mas é um futuro fluído, e uma coisa que aprendemos é que o mundo real não é fluído e nunca tudo funciona tão bem. Como diria a Irmã Cleyceanne, MURPHY É MÁS!
No caso dos óculos do Google, lembro um detalhe muito importante: Eles são uma empresa de propaganda. Eles vivem de veiculação de anúncios. Você não é o cliente do Google, o cliente são os anunciantes. Você é o PRODUTO.
Esses óculos representam uma fonte IMENSA de informações demográficas, anunciantes pagarão fortunas para anunciar para gente que está literalmente às suas portas.
Para mim o vídeo do Google é só mais um produto-conceito. “ah, eles tem um monte de gente trabalhando nisso”. Beleza, mostra o protótipo. Fora isso é artiguinho “Como Viveremos no Ano 2000 2100” da Galileu.
De resto, esse vídeo representa de forma mais “realista” o conceito dos óculos do Google.
Dica do vídeo: Twitter do xará.