Meio Bit » Arquivo » Internet » Pump & Dump - como funciona esse modelo de spam

Pump & Dump - como funciona esse modelo de spam

17 anos atrás

nyse.jpg

Você já deve ter recebido um email mais ou menos assim:

Stable Company!

Fueled by the possibility of an upcoming merger, Wild Brush Energy (WBRS) is gearing up for an explosion. Tension is building and soon the scramble to take a position will push this one off the charts.(...)

Sem link, sem V!agr@ Natural ou outros lixos. O que é isso afinal?

O nome disso é Pump & Dump, uma técnica de faturar no mercado de ações que antecede a Internet mas se tornou muito, muito mais fácil com ela. Como funciona:

Um Picareta filho-de-uma-dama-que-troca-favores-por-dinheiro compra uma bolada em ações de alguma empresa pequena, de preferência fora das Bolsas de Valores grandes. Essas empresas em geral são pequenos projetos de tecnologia ou da área biomédica, onde fica mais fácil o passo 2:

De posse das ações o Picareta entra em fóruns, listas de discussão e principalmente envia emails. Alguns utilizam um mailing de revistas e sites especializados. Outros apelam pra grosseria e enviam milhões de mensagens, às cegas, alertando para uma iminente valorização dessas ações, no estilo "compre agora, você vai ficar rico, vai furar o teto".

O pobre internauta inexperiente e prestes a ser enganado (leia-se otário) lê o email, assume que alguém na Internet que ele nunca viu na vida está passando a dica do ano. Corre pro home broker, procura até achar a tal empresa, vê que o preço dela está realmente baixo. "uau, vou me dar bem". Despeja o dinheiro que pode e não pode comprando as ações.

Com isso o título se valoriza. No dia seguinte já há um princípio de alta, os outros otários começam a comprar pra aproveitar a onda, até o Picareta achar que atingiram o pico. Nesse momento ele vende todas as ações que comprou, com um lucro fantástico. Os outros investidores tomam na cabeça, pois a simples oferta de um monte de ações joga o preço pra baixo. Na dúvida eles começam a ofertar as suas também. Em algumas horas, em geral as ações estão valendo menos do que antes do processo começar, e todo mundo (menos o picareta) perdeu dinheiro.

Isso, claro, é proibido em todos os mercados possíveis e imagináveis, mas a facilidade e o anonimato da Internet facilitam esse tipo de atividade. O que mais assusta é que gente incapaz de perceber o mais descarado email com intenções fraudulentas tem dinheiro para investir no mercado de capitais.

relacionados


Comentários