Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » iPod funcionando em Linux

iPod funcionando em Linux

17 anos atrás

O player de mídia mais famoso do mercado, o Apple iPod, é um sucesso inegável. Muitos usuários curiosos por Linux, especialmente o Ubuntu, questionam se o player da maçã funciona adequadamente no Linux. A resposta é sim, o iPod funciona no Linux, ao menos para o que interessa de verdade que é o envio de arquivos de áudio para o aparelho. Em uma operação simples, usando Mandriva 2007 e Amarok 1.4, conectamos um iPod Nano de primeira geração à um PC com Linux.


Janela de serviço do KDE que aparece ao conectar o iPod

O processo não foi muito diferente da conexão de um iPod ao iTunes em Windows ou MacOS. A diferença é que em Linux temos que usar outro software para gerenciar a mídia. À exceção do software usado a conexão do iPod com o Linux é identica à outros sistemas operacionais. Após conectado o iPod precisa ser montado (o Linux pode ser configurado para fazer isso automaticamente como o Windows) e após a transferência dos arquivos você precisa desmontar e desconectar o iPod (da mesma forma que é necessário manualmente tanto para Windows quanto MacOS).

As configurações necessárias para o Linux são básicas. Envolvem apenas o entendimento de alguns comandos simples (na verdade 3 comandos) e qualquer usuário de Linux poderia executá-las em seu sistema. Não é preciso nenhum tipo de magia negra ou malabarismo, nem compilar nada. Após uma configuração inicial (realizada na primeira conexão) bastará plugar o cabo USB no iPod para tê-lo conectado à sua base de mp3 gerenciada por Linux.


Janela do Konqueror mostrando o iPod montado no Linux


Transferindo arquivos para o iPod usando Amarok 1.4

Se a operação de um iPod era determinante para você decidir experimentar o Linux, seus problemas acabaram. Operar o iPod no Linux não é tão diferente de operá-lo em qualquer outro SO para PCs, como o Windows ou o MacOS. A diferença é que o Linux demanda alguma configuração inicial básica. Nada demais para um suporte implementado sem nenhuma ajuda do fabricante.


Configuração do Amarok para acessar o iPod corretamente

Para ver as instruções de configuração e saber mais: Mini-Tutorial- iPod no Linux em 7 passos e Guia do Hardware

relacionados


Comentários