Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji Finepix X-S1 - preço e data de lançamento

Fuji Finepix X-S1 - preço e data de lançamento

12 anos atrás

Chega um momento em nossa vida na fotografia digital que queremos apenas saber dos grandes lançamentos da indústria fotográfica. Claro que, como responsável pelo fluxo de notícias aqui no site, tenho que ficar atento a tudo o que acontece. Mas, como a Fuji lançou muitas câmeras hoje, vamos falar apenas das duas mais importantes. O destaque lógico entre os lançamentos é a Finepix X-S1 que chega ao mercado prometendo ser uma coisa que ainda não existe: uma ultrazoom com qualidade de imagem. Sei que existem muitos modelos no mercado, mas todos utilizam um sensor minúsculo e ótica com baixa qualidade. As grandes distâncias focais destes equipamentos, um dos fatores que está na briga dos fabricantes pelo modelo mais vendido, também não ajudam muito, deixando a nitidez das imagens bem prejudicada.

A nova Finepix X-S1 chega ao mercado com um sensor EXR CMOS de 2/3 polegadas e com 12 megapixels de resolução máxima. Muito bom notar que a Fuji se mantém bem sóbria quando o assunto é a quantidade de megapixels em suas câmeras mais caras. Como toda ultrazoom que se preze a câmera possui uma grande distância focal. São 26x de zoom ótico, o que equivale a uma 24-624mm no formato 35mm. Claro que esse absurdo é equipado com um estabilizador ótico de imagem, embora não faça muita diferença acima de 400mm. Mesmo com está grande distância focal disponível, a abertura máxima de diafragma é bem generosa, ficando em f/2.8-f/5.6. A câmera também possui visor eletrônico de alta definição com 1.4 milhões de pixels e visor LCD de 3 polegadas articulado.

Ainda falando do visor eletrônico, o mesmo possuí cobertura de 100% de visão da cena, um conforto não muito normal neste tipo de câmera. Eu, particularmente, nunca gostei de visor eletrônico. Uma ressalva de quem sempre fotografou com câmeras reflex, mas também não tenho tido acesso aos últimos lançamentos da indústria. Pode ser que a coisa tenha melhorado muito nos últimos anos. Fechando o pacote da nova câmera ainda temos a capacidade de fazer 6 fotos por segundo no modo contínuo (com resolução máxima), possibilidade de gerar arquivos em RAW (com todos os desconfortos que já conhecemos) e a filmagem em Full HD com 1080 linhas em 30 quadros por segundo (com som estéreo). Um detalhe é o design da câmera (bem tradicional, eu sei), mas o novo desenho do flash ficou muito legal.

Já conhecíamos estas características há algum tempo, mas não tínhamos o preço e nem a data de lançamento do equipamento. O que estava correndo como boato na época era o valor de US$ 1.000,00. Muito alto? Pode até ser, mas estamos falando de qualidade. A X100 custa 500 dólares mais cara e está vendendo como sorvete no deserto. Porém, a mordida vai ser um pouco menor. Segundo o anuncio oficial a nova XS-1 vai chegar ao mercado americano no final de janeiro custando US$ 800,00. Um preço um pouco mais razoável.

O outro lançamento digno de nota é a nova Finepix HS30EXR que possui o design muito parecido com a sua antecessora. Porém, algumas coisas melhoraram. A nova câmera chega com um sensor CMOS EXR com 16 megapixels de resolução máxima e 30x de zoom ótico (24-720mm) com abertura de diafragma em F/2.8-f/5.6 . A Fuji garante que o novo sensor entrega 30% menos ruído do que o equipamento anterior e o modo de gravação no cartão após o disparo contínuo caiu de 20 segundos para apenas 2. Juntemos a isso a gravação de vídeos em Full HD com a opção de foco manual, novos controles personalizáveis, visor LCD inclinável e o novo view finder eletrônico com 920 mil pontos. Ainda não há indicação de preço para o equipamento.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários