Carlos Cardoso 11 anos atrás
Era só questão de tempo, assim como Skynet SIRI agora tem vontade própria e uma personalidade nada agradável. O Assistente Pessoal da Apple pode até respeitar as 3 Leis da Robótica mas não tem respeito nenhum por humanos. Ao menos foi o que o pobre Charlie Le Quesne, de 12 anos descobriu, ao brincar com um iPhone 4S de demonstração em uma loja na Inglaterra.
Ao perguntar “quantas pessoas há na Terra"?” o miúdo recebeu como resposta:
“Shut the fuck up, you ugly twat”
Mal traduzindo, digamos que é algo que se dito a qualquer cidadão angloparlante garante um tapão no comedor de lavagem e uns bons bicos no estombo.
A mãe do pimpolho pegou o telefone, ele repetiu a pergunta e recebeu o mesmo desaforo. Chamados os funcionários, comprovaram que o celular estava exageradamente desbocado e o desligaram.
A explicação dos funcionários é que engraçadinhos pegam o celular e usam o comando “call me <alguma coisa>”, fazendo com que SIRI passe a te chamar pelo nome, que pode ser My Lord, Amo e Senhor, Mestre, Obi-Wan ou qualquer outra frase. Não há tentativa de entender o nome, nem identificar se é uma frase. Assim “call me shut the fuck up, you ugly twat” basta pra que SIRI use a frase quando “falar” com o usuário.
Aqui entra a parte que a gente não vê nos seriados policiais, onde as testemunhas são consideradas algo importantíssimo: Pessoas mentem, pessoas criam detalhes na mente e principalmente pessoas omitem muito sem perceber.
Não há COMO SIRI ter dado a tal resposta de forma isolada. O garoto TEM que ter feito uma pergunta em algum contexto que levasse o sistema a usar o nome próprio do usuário. Só que quem não sabe disso acha logo que é um bug do aparelho, ou algum tipo de hackeada mega-jedi.
Improvável? Nem tanto. A loja abriu uma investigação e o celular vai ser enviado para a ser testado pela Apple. Pelo visto o pessoal está com muito tempo livre nesse começo de ano.
Fonte: TS