Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Tablet Asus Eee Pad Slider SL101 - [Análise]

Tablet Asus Eee Pad Slider SL101 - [Análise]

12 anos atrás

Esse ano foi o ano de navegarmos em uma opção enorme de tablets. O Eee Pad Slider chegou como uma aposta da Asus nesse mercado, oferecendo preços (um pouco mais) baixos e também a opção de um teclado físico, para diferenciá-lo do mesmo sistema Android de todas os outros.

Design

Entre a atual mesmice dos tablets com Android, é no design que o Slider se sobressai. Para aqueles que reclamavam do teclado na tela de toque, o slider funciona como um celular com teclado QWERTY, já que também possui um. Basta empurrar a tela que ele se arma em um esquema tela/teclado, apresentando um pequeno mas completo teclado físico, ideal para escrever grandes textos. Por causa disso, acaba sendo muito pesado, com quase um quilo, perdendo um pouco de sua portabilidade.

Tablet Asus Eee Pad Slider

(Foto: Stella Dauer)

No visual em geral ele também tenta se diferenciar. Assim como seu irmão Transformer, ele é da cor marrom acobreado, dando um ar bem elegante, exceto pela faixa prateada brilhante e fosca e pela espessura, que é de 1,7 centímetros. As bordas prateadas e a traseira são emborrachadas. Suas laterais são arredondadas, tirando um pouco o aspecto quadrado que o deixaria parecido com outros modelos de tablets.

Quanto a entradas e botões, temos muitos. Em cima fica a conexão de tablets, utilizada para recarga e para a conexão de acessórios, juntamente com uma HDMI e a entrada para abrir o teclado. Abaixo fica uma grande saída para som externo. No lado esquerdo encontramos a entrada para cartões microSD, o botão reset, volume, energia e microfone. Na direita ficam a conexão USB convencional e a entrada para fones. Atrás ficam apenas os pezinhos de borracha e a câmera e na frente, junto à tela, ficam o sensor de luz e a câmera frontal.

Tela

O ânuglo da tela quando aberta com o teclado é muito bom, não machuca o pescoço. A tela dele é bem semelhante a todas os outros, uma tela de LED multitouch com 10.1 polegadas, trazendo definição de 1280 x 800 pixels. Ele também tem tecnologia IPS para um ângulo de visão de até 178º sem perda de qualidade e gorilla glass, tecnologia que previne riscos.

No geral, é uma tela bem luminosa e grande, ótima para assistir a vídeos ou trabalhar. Não é muito boa para leitura, como veremos mais a seguir.

Tablet Asus Eee Pad Slider

De ladinho (Foto: Stella Dauer)

Hardware e processamento

O Slider, assim como vários outros tablets Android similares, trabalha com processador de 1GHz NVIDIA Tegra 2 AP20H Dual Core e mais 1GB de RAM. Ligue quantos aplicativos quiser, execute vídeos, músicas, aplicativos, navegador, tudo. Ele continua firme e forte. A navegação não é fluida e suave como a do iOS, mas isso é problema de sistema, e não do processamento.

Em matéria de sensores, está bem servido. Temos sensor de gravidade, luminosidade, giroscópio e compasso. Em conexões vêm quase tudo o que precisamos: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi hotspot, GPS e Bluetooth 2.1 que funciona para transferência de arquivos e também para acessórios como fones e teclados. O Wi-Fi é forte e o GPS é rápido. Infelizmente, talvez para manter o valor mais baixo, a Asus resolveu não inserir o 3G em sua linha de tablets. É o defeito mais aparente desse aparelho.

Por possuir um teclado embutido, sua bateria dura um pouco menos do que estamos acostumados a ver em outras tablets com Android. Com pouco uso ela durou aproximadamente 8 horas, mas com as conexões sem fio ligadas e uso de internet, esse número caiu para 6 horas, mais ou menos.

Tablet Asus Eee Pad Slider

Traseira emborrachada, mas ainda enche de dedos (Foto: Stella Dauer)

Câmera

A câmera frontal, de 1.2 megapixels, é boa para vídeo conferências em aplicativos como o Gtalk, por exemplo, e até para fotos, pois se mostrou bem luminosa. A câmera traseira, apesar de não possuir flash, é razoável para fotos e vídeos, já que possui sensor de 5 megapixels e faz gravações em HD.

Por não possuir botão dedicado, é preciso fazer fotos diretamente pela tela. Pelo peso já é complicado fazer fotos com esse tablet, imaginem fazer o foco e tirar fotos pela tela com 10.1 polegadas… ainda assim, a interface de fotos do Android 3.0 é bem legal.

Sistema operacional

Na versão 3.2 percebe-se que absolutamente tudo é pensado para grandes telas, a partir de 7 polegadas. Menus otimizados, multitarefa que aproveita a tela, aplicativos que mantém o tamanho normal dos botões... Não são muitos os widgets, mas os existentes têm formatos diferentes e variados, deixando a home "utilmente bagunçada". Há widgets para o email, YouTube, sites, agenda...

Todos os aplicativos do Google no aparelho estão com interface melhorada. Fundo escuro e vídeos laterais para o YouTube, uma interface completa para o Gmail, que mantém as categorias na lateral, as mensagens no meio e ações na parte superior, em uma interface delicada e simples. O Gtalk segue a linha do Gmail e mantém os contatos na esquerda, deixando o resto para a conversa.

Tablet Asus Eee Pad Slider

(Foto: Stella Dauer)

O Honeycomb é mais discreto, usa mais cores escuras para não agredir os olhos do usuário. Ele também se aproveita da enorme tela e passa a usar a parte inferior da tela como uma faixa de navegação, como a do Windows. Nela ficam avisos do sistema, interações com aplicativos, navegação pelo menu e informações de rede, bateria, hora, etc. Botões extras foram colocados em janelas e menus para aproveitar mais o espaço. Tem muito mais cara de tablet.

Para quem está bem acostumado com o Android e seus botões padrão na parte inferior do aparelho vai demorar um pouquinho para lembrar que tudo aquilo foi resumido a três pequenos botões no canto inferior: voltar, home e multitarefa. Mas há suporte a Flash.

Usabilidade

A usabilidade é interessante, ainda mais com o teclado armado. Navegar pela tela de toque com as mãos atrás da tela sem ter que segurá-las dá um certo conforto para uso em cima da mesa. O teclado é bem aperto, mas resolve o problema muito bem, ainda mais depois que você se acostuma com o pouco espaço e digita mais rápido ainda.

O peso dele pode incomodar, mas a facilidade que um teclado pequeno traz é uma inovação nas tablets. É até um pouco retrógrado colocar um teclado físico em um tablet, mas acreditamos que sempre haverá público para tudo, e no meio de um mar de aparelhos iguais, a Asus aparecer com algo tão inusitado pode dar certo.

Tablet Asus Eee Pad Slider

Entrada para fones e conexão USB (Foto: Stella Dauer)

Por ser grande, é às vezes complicado segurá-lo deitado na cama, ainda mais na vertical. Não é muito indicado para quem gosta de ler em viagens ou antes de dormir, pode acabar com dor nos braços.

Uma boa do Slider é sua conexão USB, aquela normal, mesmo. Fãs da Apple acharão essa feature uma besteira, dirão que está tudo na internet, que uma conexão proprietária é tudo o que precisam. Mas nem todo mundo gosta das restrições da Apple, e uma conexão USB até que veio bem a calhar.

Deitar na cama e simplesmente plugar seu pen drive cheio de filmes na tablet, e ficar curtindo um vídeo até dormir é prático. Pegar fotos e outros arquivos de amigos, também. É só pedir o dispositivo de armazenamento emprestado e facilitar a vida de todo mundo.

Aplicativos

A Asus recheou o Slider de aplicativos, além dos já tradicionais da Google. Possui a suíte Polaris Office, um ano ilimitado para o Asus WebStorage – compartilhamento na nuvem –, gerenciador de arquivos, Kindle, Zinio, PressReader e outros da Asus para ajudar no dia a dia, como o My Net para o protocolo DLNA, o MyLibrary para livros e o MyCloud para funcionar com o WebStorage.

Uma coisa que não agradou foi a necessidade de um aplicativo chamado Asus Sync para a conexão da tablet com o computador. O que era uma simples tarefa de conexão, torna-se uma dor de cabeça.

Aplicativos são o calcanhar de aquiles do Android 3.0. Enquanto que em um tablet com 7 polagadas temos aplicativos aumentados, a tela de alta definição do Slider não consegue fazer o mesmo com os aplicativos, e por isso precisa de apps otimizados para sua interface e para sua tela.

Isso resulta em pouco mais de 100 aplicativos disponíveis para a tablet, deixando os outros quase inutilizáveis, já que ficam em um cantinho da tela ou espalhados por ela de forma feia. Alguns até se encaixam "marromenos", mas percebe-se na hora que não são compatíveis. E não tendo o mesmo poder que a Apple tem em desenvolver rapidamente para seus produtos, a Asus e todos os outros fabricantes só podem ficar olhando e esperando.

Tablet Asus Eee Pad Slider

(Foto: Stella Dauer)

Algumas empresas brasileiras já estão se mexendo. Saraiva, Cultura, Folha, Terra e Abril são alguns exemplos de marcas que já possuem aplicativos otimizados para o Honeycomb. São majoritariamente empresas grandes que vendem conteúdo e já viram que tablet é o futuro.

Ele vem com todos os aplicativos normais do Android: Google Search, Maps, Gmail, YouTube, Google Talk, visualizador de documentos, vídeos, um editor simples de vídeos e navegador. O navegador é bem completo e possui bookmarks e abas que funcionam como um aplicativo de desktop. Já vem instalado o Flash Player 10.1, que pode ser atualizado para o 11. Isso permite que você navegue em qualquer site que desejar, sem problemas.

Música e mídia

Apesar de prometer som SRS de alta qualidade com máxima resposta dos graves, não é bem o que acontece. O som peca justamente nos graves, faltando um pouco de ressonância no conjunto. Nisso eu me refiro ao som externo, pois o interno, com fones, é muito bom.

Ele reproduz mídias muito bem, e o pé que o teclado forma é bem útil. O som tem estéreo bom, apesar do defeito dos graves. As cores são bem acertadas, e por ser widescreen, vídeos em alta definição são o ideal, ainda mais para as TVs, já que o Slider tem conexão HDMI – mas não vem com o cabo.

Tablet Asus Eee Pad Slider

Conexão especial de tablets (Foto: Stella Dauer)

E para guardar todas as músicas e vídeos, além de aplicativos, o Slider vem com 16GB de armazenamento interno, além de uma porta para cartões microSD de até 32GB. E como já explicamos, há também a possibilidade da inserção de dispositivos como pen drives, aumentando esse espaço.

O que vem na caixa

Há uma supremacia minimalista na caixa das tablets, e com o Slider não é diferente, apesar de ser gigante. Além da caixa e do aparelho encontramos o cabo USB, que também serve no carregador de tomada incluso.

Para quem é

Por um preço não tão elevado a Eee Pad Slider só peca por não possuir 3G. Seu grande destaque é o teclado que aparece ao se deslizar a tela, facilitando para escrever textos. Traz o sistema Android 3.0 e até conexão HDMI. Usuários que precisam muito de um teclado sempre à mão para digitar, vão encontrar nesse modelo uma opção interessante.

Asus Eee Pad Slider SL101
Preço: R$1478
Site: apetrexo.com.br

Informações

Tela: 10.1
Resolução de tela: 1280x800
Sistema operacional: Android 3.2
Processador: NVIDIA® Tegra™ 2 1.0GHz dual-core
Memória RAM: 1GB
Armazenamento: 16GB
Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 2.1, USB, GPS
Dimensões: 27,3 x 18 x 1,7 cm
Peso: 0,96 kg
Autonomia de bateria: 8 horas
Itens inclusos: aparelho, cabo USB, carregador

relacionados


Comentários