Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mais serviços do Google descontinuados

Mais serviços do Google descontinuados

12 anos atrás

O Google anunciou mais uma série de produtos que serão eliminados. O Google Wave, que já estava planejado para ser encerrado (o Google inclusive já tinha parado o desenvolvimento de novas funcionalidades), ficará em modo de leitura (apenas) a partir do dia 31 de janeiro de 2012, e no dia 30 de abril ele será oficialmente encerrado (inclusive a ferramenta que permite a exportação dos dados também será encerrada).

Knol, que era uma tentativa de competir com a Wikipédia parece não ter dado muito certo (parece? não, não deu. O próprio Google passou a dar maior valor aos resultados da Wikipédia ao invés do Knol), a equipe de desenvolvimento inclusive está trabalhando com a Solvitor e a Crowd Favorite na criação da Annotum. O Knol ficará disponível apenas para consulta do início de Maio até o início de Outubro de 2012, e após esse período ele será oficialmente encerrado.

O Bookmark List (Lista de Favoritos) será encerrada já em 19 de dezembro de 2011 e permitia que o usuário compartilhasse favoritos com os seus amigos (uma dica: o Delicious voltou e agora sendo apoiado pelos fundadores do YouTube).

O Google Gears que permitia o uso de aplicativos no navegador mesmo estando offline. Terá fim no início de dezembro deste ano.

E um que era muito bem usado (e ainda é, nos bloggers da vida) e que será descontinuado no início de Março de 2012, será o Google Friends Connect que funciona de forma parecida com o Facebook Like Box. Em mais um esforço de migrar toda essa comunidade para o Google + e que inclusive foi sugerido no artigo do blog do Google, a implementação dos badges e aplicativos do Google Plus.

Sei que é comum muitas empresas terem alguns produtos cancelados. Mas ultimamente tenho visto uma infinidade de serviços do Google sendo cancelados para "simplificar" as coisas. O Knol, Gears, Bookmark List, por exemplo, podem ser facilmente justificados: falta de uso e de inovação. O Friends Connect, no entanto, era ainda é bastante utilizado (alguns blogs, por exemplo, possuem mais de 10.000 seguidores no Friends Connect e, no entanto, números bem menores no Facebook).

Talvez com essas novidades do Google +, a coisa fique melhor para o Google e para os que dependem das suas ferramentas. Mas ressalto, que eu ainda não concordo com o fim do Connect e nem com a ferramenta social do Google Reader.

Com informações do Google Blog.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários