Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » iPhone 5: 2/3 dos atuais clientes da Apple (e outros) estão dispostos a comprá-lo [pesquisa]

iPhone 5: 2/3 dos atuais clientes da Apple (e outros) estão dispostos a comprá-lo [pesquisa]

12 anos e meio atrás

A indústria de portáteis tem uma dinâmica completamente insana e muito pouco (ou praticamente nada) pode ser escrito na pedra baseado em indicadores, estatísticas ou previsões. De qualquer forma, um pouco de exercício de antecipação nunca fez mal à ninguém...

Uma pesquisa conduzida na primeira quinzena de Agosto pela RBC Capital e a Changewave com 2.200 atuais proprietários do iPhone 4 revelou que 2/3 dos atuais clientes da Apple tem planos de adquirir o novo iPhone 5.

Entrevistas de pré-lançamento são um padrão da indústria e podem assegurar uma janela de tempo que permitirá ajustes em detalhes fundamentais para uma boa campanha. Entretanto, nem o melhor dos feedbacks do mundo é uma garantia de que as coisas realmente sairão como apontam as amostras.

Para isso, estes resultados devem ser amparados por um produto realmente consistente e cujo apelo de consumo seja indiscutível; ambas estas, duas certas características do iPhone.

Cupertino tem boas razões para acreditar que os números esperados para o iPhone 5 sejam congruentes com os que indicaram o estudo. Afinal de contas, mais da metade da base atual (proporcionalmente, apontada na mostra do estudo) indica que está pronta para trocar de aparelho.

O iPhone 4 está a apenas 15 meses no mercado e tudo indica que o iPhone 5 não será assim tão diferente dele. Realmente, há algo para ser observado na criação de cultura de consumo pelas estratégias de marketing da Apple, pois não é uma tarefa fácil conseguir convencer o consumidor à tal ponto.

Adicionalmente, proprietários de outros smartphones também foram questionados, onde 31% dos respondentes alegaram ter alguma intenção de comprar o iPhone 5; 6% a mais do que a pesquisa anterior envolvendo o lançamento do iPhone 4 (25%).

Antes da pesquisa, Mike Abramsky da Changewave predizia que as vendas do iPhone 5 chegariam a 24 milhões de unidades até o final do Q1 de 2012. Já após concluírem a pesquisa ele aumentou sua estimativa para 27 milhões.

O iPhone 5 está sendo esperado para algum momento do próximo mês e mesmo que a Apple diga que não, já se sabe que os funcionários estão sendo treinados para o lançamento antecipadamente, que alguns executivos tem dado com a língua nos dentes e que specs bastante específicas tem pipocado aos montes em websites chinfrins pela rede.

Isso sem falar do caso do tal protótipo perdido.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários