Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » HTC desmascarada logando dados dos usuários

HTC desmascarada logando dados dos usuários

12 anos e meio atrás

Htcquietly

Algumas empresas não aprendem, nem mesmo com a vergonha alheia. Não bastassem os pequenos escândalos gigantes envolvendo a antena do iPhone, o reconhecimento facial pelo Facebook e o wifi do Google, agora foi evidenciado que a HTC anda de marmotagem por debaixo dos panos também.

O pessoal do XDA Forums é conhecido por tornar possível alguns milagres, são reconhecidos por otimizar e customizar ROMs-padrão para diversos aparelhos e por manter uma comunidade de modders bastante ativa e fidelizada.

Eles foram surpreendidos com a última versão da HTC do Android para os novos Evo 3D e o Sensation, notando que a HTC tem simplesmente logado 'todos' os passos e ações do usuário na maior cara de pau.

A empresa tentou se explicar mas não colou e eu não me surpreenderia se a informação se espalhar como gasolina no fogo nos próximos dias, potencializando quem sabe até uma queda nas vendas.

A HTC já é bem conhecida por criar ROMs bastante modificadas do Android para a sua linha (a UI HTC Sense). Nela, uma aplicação chamada CIQ foi atualizada com uma nova função chamada de "User Behaviour Logging" (Registro de Comportamentos do Usuário). Isso causou um certo pânico no pessoal do XDA Forum assim que a ROM foi dissecada.

O que acontece é que estes aparelhos estão a gravar toda e qualquer ação do usuário a partir do instante em que os smartphones são ligados, marcando, por exemplo, qual programa é ativado e por quanto tempo ela fica aberto, assim como qualquer outra coisa que o usuário faça com o smartphone. Mas a pior parte veio com a declaração de vários programadores da comunidade, afirmando que estes montes de informação são enviados periodicamente para os servidores da HTC. Bom para você?

Htcdata Para a HTC está. Sua primeira resposta oficial não passou de um lembrete de que é o próprio usuário que aceita isso quando compra e ativa seus aparelhos, passando a conta para o consumidor e dizendo que a decisão é dele quando aceita os seus Termos e Condições de Uso. O documento diz que "algum" dado pode ser coletado e enviado de volta para a HTC, entretanto, não tão explicitamente como o revelado pelos modders.

Em resposta, a comunidade do XDA Forum se uniu para oferecer versões das ROMs com todas essas picaretagens desativadas e que estão sendo baixadas aos montes. Eis então o clássico modelo de P.R. (relações públicas) do tipo mais cancerígeno possível, embora ainda haja uma boa base de proprietários que nem sequer sabem do que estamos falando.

Não vamos ser nós a assumir que a HTC simplesmente encabeça um eixo do mal e que os aplicativos não mais tão secretos fazem parte de um plano para dominar o mundo. Mas, todavia, não é nada bom para a imagem da empresa deixar que essa informação venha a público dessa forma. O impacto já começa a se demonstrar bastante negativo e no mercado de portáteis, campo de distorção credulidade é tudo.

Logo depois, a HTC afirma que os dados são enviados para o departamento de Atendimento ao Cliente e garante que as informações são encriptadas, realmente achando que alguém levaria isso com um alento ou solução. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que o problema não está no aplicativo em si, mas no ecosistema altamente corruptível que a atitude de logar em segredo as informações do usuário cria. Afinal, esses dados serão manipulados por pessoas, e aí começa a porcaria.

E o XDA Forum ainda diz que a afirmação da HTC de que todo o logging é feito através de um processo transparente de Opt-In não passa de uma mentira descarada, uma vez que ele é ativado de maneira autônoma e compulsória, já logo a partir do momento em que o smartphone é ligado e o tal CIQ já começa a gravar e enviar dados.

Provavelmente a coisa toda não seja assim tão preocupante quanto fora pintada, mas quem é que perderia a chance de malhar a empresa (com razão) por isso? E no final do dia, não é de facto uma boa notícia e dá mesmo o que pensar ao consumidor mais interessado.

Ou seja, a época e circunstâncias atuais são péssimas para esse tipo de ocorrência e a HTC certamente pagará por isso. Talvez as intenções da HTC tenham sido as melhores. Mas é um talvez grande demais para ser bancado meramente pela boa fé nos seus olhos tan verdes...

Mais, nos XDA Forums

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários