Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mandriva 2007 pretende rodar jogos de Windows

Mandriva 2007 pretende rodar jogos de Windows

17 anos e meio atrás

A distribuição Linux Mandriva, resultado da fusão da francesa Mandrake Linux e da brasileira Conectiva Linux em sua versão 2007 vai oferecer suporte à jogos desenhados para plataforma Windows. O suporte aos jogos será feito com o software Cedega da Transgaming Technologies. O Cedega é uma versão melhorada do software Wine, uma reprodução da API Windows que roda em diversos sistemas operacionais, entre eles Linux.

A versão Mandriva 2007 vai incluir o Cedega provavelmente em uma versão paga do sistema operacional mas não na versão Free, disponível para download de forma gratuita pela web. Isso porque o Cedega é um software comercial, pago, bem desenvolvido e maduro que consegue rodar uma grande quantidade de jogos desenvolvidos para a plataforma MS Windows. O valor do pacote ainda não está definido, mas espera-se que ele seja bem inferior ao preço de uma cópia básica do Windows Vista ou do Windows XP Home.

A intenção da Mandriva é que seu novo sistema operacional possa rodar jogos de Windows assim que seja instalado. Considerando que o sistema apresenta-se em DVD ou conjunto com 4 CDs e traz consigo após a instalação centenas de softwares de produtividade ele pode tornar-se uma proposta tentadora para o usuário doméstico que busca alternativa ao Windows. Pacotes de escritório, edição de imagens, gravação de CD/DVD, autoração, web, e muitas outras funcionalidades que só surgem no Windows após a instalação de muitos softwares adicionais estão presentes no Mandriva logo que a instalação do sistema termina.

Somando essas características com um suporte competente à jogos de Windows o Mandriva 2007 pode ser a oportunidade que você esperava para migrar para Linux. Pessoalmente para mim, o Mandriva 2007 com o Cedega vai aposentar de vez a necessidade do dual boot para jogar meus títulos prediletos.

Via OSNews

relacionados


Comentários