Carlos Cardoso 12 anos atrás
Costumamos associar anéis a Saturno, Mordor e explosões remasterizadas pelo George Lucas, mas são estruturas bem comuns. Sondas como a Voyager descobriram anéis em Júpiter, Urano e Netuno, que se nem de longe são gloriosos como os de Saturno ao menos existem em 50% do Sistema Solar, agora que Plutão não é mais um planeta, culpa do planeticida Neil deGrasse Tyson.
Planeta ou Não, segundo este paper de Pryscilla Maria Pires dos Santos e colegas Plutão tem, ao menos em teoria condições para formar um conjunto de anéis.
A idéia da pesquisadora da UNESP é que a poeira gerada pelo constante bombardeio de micrometeoróides na superfície das 3 luas de Plutão, Caronte, Nix e Hydra seria manipulada pelo vento solar, que junto com a complexa interação gravitacional dos 4 corpos formariam uma região semi-estável, com uma profundidade óptica de 6 x 10^-11, seja lá o que for isso.
Como 6x10^-11 Sdruvs é muito além da capacidade do Hubble, não há chance de confirmarmos diretamente a existência desses anéis, isso fica a cargo dos cientistas de um futuro distante.
Tão distante quanto 14 de Julho de 2015, quando a sonda New Horizons chegar a Plutão, enviando as imagens mais detalhadas jamais feitas do ex-planeta e seus satélites. Faltam 1431 dias, então há tempo de sobra para a Pryscilla ensaiar sua pose de Galvão e dizer “eu já sabia”.
Fonte: MIT