Meio Bit » Arquivo » Hardware » Vaio Z tem placa de vídeo externa ativada via Light Peak/Thunderbolt

Vaio Z tem placa de vídeo externa ativada via Light Peak/Thunderbolt

Novo notebook da Sony, Vaio Z, traz dock station que estende poder gráfico do notebook e concede outras características a ele.

13 anos atrás

Algumas coisas são naturalmente externas a qualquer notebook, de modo que carregá-las para cima e para baixo e conectá-las usando cabos soa mais do que natural. Mouse, teclado, monitor (ok, esse você não carrega; em tese), disco rígido externo... São exemplos fáceis, qualquer um os visualiza mentalmente — quiçá tem alguns em casa ou no trabalho.

Sony Vaio Z e sua dock station parruda.

Sony Vaio Z e sua dock station parruda.

Agora, e uma placa de vídeo? Por mais surreal que a ideia seja, é exatamente o que se tem com o novo Vaio Z, da Sony. Sozinho, é um notebook premium com tudo o que um modelo de sua categoria tem direito: 8 GB de RAM, SSD de 256 GB, tela de 13" e aquele IGP da Intel praticamente padrão, o HD Graphics 3000.

A dock, porém, expande (e bem!) o notebook, com uma AMD Radeon 6650M com 1 GB de memória, além de drive de mídia ótica e um punhado de portas extras (USB, USB 3.0, VGA e HDMI). A mágica só é possível graças à tecnologia Thunderbolt, ainda chamada pela Sony de Light Peak, que entrega taxa de transferência de até 10 Gbit/s.

Embora a ideia possa soar estranha e desajeitada num primeiro momento, ela é bem interessante a bem da verdade. O notebook é fino (16,65 mm), leve (1,2 kg) e promete autonomia de sete horas. O "extensor" fica em casa, para atividades mais pesadas ou mesmo uso do notebook como media center. Tem-se o melhor dos dois mundos sem sacrifício algum.

Ou melhor, quase sem sacrifício. Se na Inglaterra o Vaio Z com a estação dock sai por salgadíssimos R$ 6.800, não quero nem imaginar quanto custará aqui — se chegar, claro...

Via Gadget Lab.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários