San Picciarelli 12 anos atrás
Zuckerberg uma vez disse, quando questionado se algum dia o consumidor teria um aplicativo do Facebook nativo para o tablet da Apple, que "o iPad não é móvel, é um computador. Sorry".
Mas como um legítimo mogul que não faz tudo aquilo que diz fazer (e fica meio brabo quando alguém fala a respeito — oi Google?), parece que as coisas mudaram um pouco.
O rumor vem do New York Times e fala sobre os estágios finais de teste de um app nativo para o iPad, que por acaso estava assando no forno do Facebook há pelo menos um ano.
E agora, quem vai acreditar em qualquer coisa que você diga, Markito?
Sendo o iPad um "computador", bastaria que o site do Facebook fosse apenas otimizado para navegação e estaria tudo certo.
Aliás, uma outra notícia do NYT diz que um review de cima a baixo para o Safari está terminando o cozimento também.
A pergunta agora é: será que, depois de tanto tempo da lacuna "app" sendo preenchida por desenvolvedores terceiros, o Facebook tem algo melhor a oferecer (sem comprar ninguém)?
Aplicativos como o Friendly, iFace, MyPad, Friend Screen e outros estão sentados no topo dos maiores downloads na App Store, o que, em si, sempre foi um claro sinal de que Mark já deveria ter imitado o Twitter faz tempo.
Outra questão é: como uma rede com aproximadamente 25 milhões de usuários (no iPad) pode negligenciar o maior serviço de rede social para tablets por tanto tempo?
Teria algo a ver com a puxada de última hora da Apple contra um acordo com o Facebook no lançamento do falhadaço Ping, sob o argumento de que haviam "termos onerosos com os quais não podíamos concordar"?
Muito foi falado que o Facebook não caiu para dentro da App Store por causa dessa espinha de peixe entalada na garganta. Será que desceu agora? Quer dizer, há um ano?
Não teria nada a ver com a recém publicada parceria de incorporar o Twitter no iOS 5, teria? Hmmmm...
Segundo a matéria do NYT, o Facebook parece estar disposto a recuperar parte da perda na empatia de muitos de seus "amigos" e diz a boca maldita que o aplicativo para iPad é honesto o bastante para agradar.
A essa altura o Facebook, agora notoriamente reconhecido por um dos serviços mais populares do mundo - e uma das piores condutas de business também - deve estar mastigando peixe com cabeça e tudo.
Que espinha atravessada que nada...