Meio Bit » Arquivo » Software » Problemas com Drivers da ATI

Problemas com Drivers da ATI

17 anos e meio atrás

Recentemente, tive problemas sérios com os drivers de vídeo da ATI... no Windows. A problema ficou tão sério que praticamente não era possível usar nada até desligar completamente a aceleração de hardware. O problema é que não se paga caro por um equipamento para usá-lo em modo VGA e sim com todos os badulaques e cores a 1280 x 1024 com renderização otimizada em 2D e 3D.

Ao serem instalados, os drivers requisitavam o reboot da máquina para aplicar as alterações e quando o Windows
carregava os drivers de vídeo, eles congelavam a máquina, sendo necessário um reset manual. Com esse passo, tudo passava a funcionar normalmente, com games e aplicativos. Ao desligar ou reiniciar por qualquer motivo, o vídeo entrava em pane (aparecendo lixo no lugar da tela) e a placa entrava numa espécie de modo de segurança, com exibição da tela, bem mais lenta, mas funcional. Esse problema ocorreu com as versões oficiais do Catalyst 6.5 até 6.8. Sempre os mesmos passos Instalar > Reiniciar > Congelar > Funcionar > Desligar/Reiniciar > Pára de funcionar por completo, até que sejam removidos e processo seja refeito.

É muito complicado fazer uma pesquisa por um problema como esse, e gastei dias lendo fórums, mas os problemas eram sempre com jogos. Por sorte, encontrei um antigo driver de 2004 e instalei, como último recurso e qual não foi a minha surpresa: funcionou perfeitamente. Depois, via Windows Update, descobri que a versão 6.3 do Catalyst tem o selo WHQL (Windows Hardware Quality Labs) da Microsoft e eles foram atualizados.

Com a briga por frames em jogos, muitas vezes uma versão de driver oferece ganhos de performance por um lado, mas instabilidade ou perda de performance em outro. Sempre fui um usuário do tipo driver-de-ontem-não-presta e usei muitos alfas e betas da vida, com resultados mistos, mas jamais tive problemas tão sérios quanto esses, que sãooficiais.

Em tempo, a placa é uma Radeon 9700 Pro 128 MB. Se alguém mais está tendo problemas com a série 9000, recomendo o download do Catalyst 6.3. Um bom website para ler comparações de drivers é o TweakTown.

relacionados


Comentários