Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google facilita a descoberta de bons aplicativos no Android Market

Google facilita a descoberta de bons aplicativos no Android Market

13 anos atrás

Smartphone novo com Android em casa (já viu as fotos do unboxing?), hora de instalar aquela pá de aplicativos que tornam a coisa toda divertida. Para onde correr? Android Market, claro. Ops, problema detectado: quais, desses duzentos mil apps, realmente valem a pena?

A Google conhecia essa "falha" da sua lojinha de aplicativos e, durante a Google I/O, liberou um punhado de novidades que visam, em última instância, facilitar o garimpo de bons aplicativos por lá. Afinal, não basta quantidade, é preciso oferece qualidade também.

Novidades legais no Android Market.

Novidades legais no Android Market. (Clique para ampliar)

As novidades são uma série de filtros e rankings, automáticos ou editados por gente como a gente, dos aplicativos disponíveis. São eles:

  • Rankings de downloads: são cinco, logo na capa da loja, à esquerda. Eles trazem os principais aplicativos, pagos e gratuitos; os que crescem em número de downloads com mais velocidade; e os novos mais bem aceitos na loja, também divididos entre pagos e gratuitos;
  • Escolhas do editor: seleção de aplicativos com enorme destaque numa página dedicada;
  • Desenvolvedores em destaque: aqueles que produzem os aplicativos mais populares, bem feitos e/ou notáveis ganham um ícone (esse: Badge dos principais desenvolvedores.) ao lado do nome. Um mimo da Google, uma garantia para quem for baixar um app desconhecido;
  • Aplicativos (mais) relacionados: nas páginas individuais dos aplicativos, divididos em duas categorias, agora: uma com os que as pessoas costumam ver após o que está em destaque, outra com os que a maioria instala na mesma tacada;
  • Em destaque: a página inicial agora mostra os aplicativos que mais crescem em número de instalações. É o "trending topics" do Twitter adaptado à loja virtual.

As mudanças, a princípio, só valem para a versão web do Android Market, mas não devem demorar a aparecer nos apps de smartphones e tablets.

relacionados


Comentários