Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro de Anotação de EXIF para Câmeras Fotográficas de Filme

Livro de Anotação de EXIF para Câmeras Fotográficas de Filme

13 anos atrás

Evitei usar a palavra analógico no titulo desse texto para não gerar nenhuma polêmica entre o pessoal da velha guarda. Mas, a idéia é interessante. Uma das grandes vantagens da fotografia digital é a existência do arquivo exif (Exchangeable image file format,) junto às imagens produzidas. O exif, para quem não sabe, é um arquivo de metadados etiquetados onde são guardadas as informações de configuração da câmera na hora da captura da imagem. É um grande instrumento de aprendizagem, pois sua análise pode indicar onde você acertou ou errou na hora de fazer a foto.

Com câmeras de filme isso não é possível. O filme não guarda informação nenhuma sobre a captura da imagem. As únicas informações contidas na película são a marcação dos quadros, códigos de barra que indicam a velocidade ISO e, no lado de fora, o tipo de processo utilizado para revelação. Anos atrás (ou décadas atrás) algumas escolas de fotografia indicavam a seus alunos que marcassem as configurações em papel na hora de fazer a foto, para poder analisar a imagem posteriormente. Só lembrando que em alguns casos a revelação do negativo poderia levar vários dias. Depois que se adquire experiência essa prática era descartada, pois exigia muito tempo entre as fotos.

Agora, aproveitando as terminologias da fotografia digital, a Etsy está colocando no mercado um caderno para anotações de campo do exif de câmeras de filme. O produto nada mais é do que um livro com 80 paginas e locais específicos para marcar as configurações de sua câmera logo após executar uma foto. A coisa é útil? Não sei, pode ser. Se você tiver paciência de fazer as anotações ele pode ser um bom companheiro, mas sempre fica aquela idéia de que você pode usar qualquer caderno para fazer isso, ou montar no computador uma ficha específica e imprimir em sua casa mesmo. Mas, não podemos negar que é um lance interessante. Vale pela idéia da coisa. Quem se interessou pode adquirir o pequeno livro de registros por US$ 12,00.

livro exif

Fonte: Wired

relacionados


Comentários