Dori Prata 12 anos atrás
Se podemos eleger as melhores produtoras nos baseando na pontuação que suas criações obtiveram, poderíamos fazer a mesma avaliação da carreira de um game designer? Pois esta foi a sugestão dada pelo pelo blog Rock, Paper, Shotgun. Para saber quem tinha a melhor média no site Metacritic, eles simplesmente digitaram o nome de várias figuras importantes do mundo dos jogos eletrônicos e montaram uma pequena lista que mostra alguns dados interessantes.
Lá podemos ver que o Dan Houser, conhecido pela série Grand Theft Auto, praticamente ficou com a primeira posição, já que a liderança de Cevat Yerli deverá ser perdida quando a nota do Crysis 2 for computada. Também poderíamos dizer que Cliff Bleszinski teve uma carreira superior a de Hideo Kojima, que John Carmack foi apenas um pouco superior a John Romero, ou que no geral, David Cage, American McGee e Peter Molyneux criaram jogos melhores que Shigeru Miyamoto, mas isso tudo seria justo?
É complicado fazer uma avaliação tão complexa levando em consideração apenas números frios, mas o próprio RPS levanta uma questão interessante: Será que as empresas poderão levar em consideração tal sistema de avaliação na hora de contratar um novo game designer? É claro que no caso dessas pessoas listadas, seus portfólios são bastante conhecidos e todos já consolidaram seus nomes, mas e no caso de profissionais menos conhecidos? Acredito que uma decisão tão importante não seria feita desta maneira, mas como saber se a média não irá influenciar uma contratação?
Seja como for, não deixa de ser interessante ver a pontuação que cada um deles obtiveram, mesmo não achando que representa a real qualidade do trabalho criado por eles.