Dori Prata 12 anos e meio atrás
Sabe quem foi infectado com a síndrome do “meus jogos anteriores não prestavam”? Fumito Ueda, o diretor de dois dos melhores games que já tive o prazer de jogar, o Ico e o Shadow of the Colossus. O japonês concedeu uma entrevista à revista Edge e ao ser questionado se sentia-se chateado com os sucessivos pedidos por parte dos jogadores por originalidade, o que muitas vezes não acaba sendo refletido nas vendas, ele disse o seguinte.
“Acho que o problema é diferente. Acredito que o problema está no produto. O fato de que o Ico e o SoTC não venderam bem foi porque eles não eram bons o suficiente. Eles não tinham muito a oferecer para os usuários. Com o The Last Guardian esperamos ter aprendido com esses erros. Estou fazendo o jogo para que seja atraente, com a esperança de que mais pessoas lhe dê uma chance e o adore.”
Poxa, tudo bem, eu entendo o sujeito ter auto-crítica e até concordo que isso deve ser o principal combustível para que jogos cada vez melhores saiam de sua prancheta, mas dizer que ambos os jogos não eram bons o suficiente? Sinceramente Ueda-san, seus jogos são simplesmente fabulosos e já vi diversos game designers de respeito afirmarem que o que a sua equipe fez no Ico serve ainda hoje de inspiração para suas criações e são muitos os exemplos por aí que comprovam isso.
Além do comentário diminuir o seu próprio trabalho, será que ele também não fará com que alguns jogadores desavisados desistam de comprar o pacote que será lançado para o Playstation 3 em breve? Acho que ele não será capaz de desanimar aqueles que já se aventuraram nas versões originais, mas se você ainda não tiver jogado o Ico e/ou o Shadow of the Colossus, por favor, desconsidere as palavras do autor e dê uma chance ao relançamento, pois a chance de você discordar de Fumito Ueda será muito, mas muito grande.
[via Edge]