Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
No começo do mês passado, o Readability lançou uma versão reformulada do seu (ótimo) serviço com uma grande novidade: sistema de mensalidade com divisão de lucros entre site e autores de blogs.
Quem se registra tem acesso a algumas regalias e, em troca, paga o quanto quiser (desde que acima dos US$ 5). A divisão dos lucros fica na casa dos 30/70, sendo 30% para o próprio site e 70% para os sites mais lidos através do sistema. Para que toda essa estrutura funcione, lançaram um recurso parecido com o do Instapaper, ou seja, salvamento e formatação de textos para leitura posterior.
Esse tipo de aplicação encontra bastante respaldo em smartphones, logo, a equipe do Readability submeteu um app à App Store, da Apple. Resultado? Negado. A Apple disse que só liberaria o app se houvesse uma alternativa de assinatura usando o sistema de in-app purchase do iOS. O problema é que, dessa forma, 30% do valor total pago pelos assinantes iria direto para os cofres da Apple, meio que quebrando totalmente a proposta de divisão de lucros entre Readability e produtores de conteúdo.
Para contornar o problema, o time de desenvolvedores apelou para uma solução sobre a qual já comentamos aqui: a criação de um Web app. Criado em duas semanas (!), ele funciona não só com dispositivos iOS, mas também no Android (inclusive no nook), e ainda preserva a característica que diferencia um app do tipo de uma simples página Web, o acesso offline, via localStorage, recurso do HTML5.
Readability móvel: Web app para driblar diretrizes da Apple.
Chega a ser irônico que, hoje, desenvolvedores que têm seus apps negados pela Apple encontrem nos Web apps uma saída jailbreaking-free de comercializar seus produtos. A ironia deriva do fato de que, no passado, essa era a única forma de prover aplicativos para o iOS. Além de se livrar da expectativa (e do risco) de ter seu app aprovado ou não, essa abordagem via Web traz ainda outros benefícios, como atualizações rápidas e produção acelerada, afinal, HTML, CSS e linguagens dinâmicas para a Web são mais comuns/acessíveis que Objective-C.
Apesar do sabor de vitória, o Readability submeteu novamente seu app para aprovação na App Store algumas semanas atrás. Deve ter sido no desespero porque, se não mudaram o sistema de pagamentos, quais as chances da Apple aprová-lo dessa vez?
Fonte: Download Squad.