Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Relaxar usando o computador? NÃO!

Relaxar usando o computador? NÃO!

Site sugere opções de relaxamente em frente ao PC. Será essa a melhor maneira de espairecer? Que tal ficar longe do computador?

13 anos atrás

ISSO SIM é que é relaxar!

ISSO SIM é que é relaxar! (Foto por Loren Sztajer)

O MakeUseOf é um blog de tecnologia, como tantos outros, mas tem uma pegada bem diferente: ele é voltado a leigos. Muita coisa que eles publicam são bê-á-bá, bem básicas mesmo, mas vez ou outra surge uma dica ou explicação mais aprofundada sobre temas interessantes que, pela postura editorial do site, fica "digerível" mesmo a quem não entende bolhufas do assunto tratado.

Como não dá pra manter a peteca no ar o tempo todo, hoje um artigo publicado lá me deixou indignado. O título dele: "As 5 melhores maneiras de relaxar usando ferramentas online". Mais uma lida para você encontrar o erro. É, "relaxar online". A mim, soa como um completo paradoxo.

Há jogos que têm essa proposta, a do relaxamento, em seu cerne; outros, prometem isso como consequência; e existem serviços que fazem do computador um meio para que as pessoas relaxem. Muita gente trabalha ou, por opção, passa muito tempo em frente ao PC, o que acaba estressando de qualquer maneira, ainda que seja apenas pela luminosidade emitida pelo monitor. E, claro, dada a nossa diversidade, existem inclusive muitos que conseguem, de fato, relaxar fazendo basicamente a mesma coisa que lhes estressaram — genericamente falando, "usando o PC".

As ferramentas apontadas pelo MakeUseOf são interessantes, algumas até já abordadas aqui, como o RainyMood — essa ainda tem a vantagem de poder ser exportada para um celular ou MP3 player. Outras me parecem bem... tolas, como o "Não faça nada por dois minutos". A sempre válida opção dos jogos está ali, na forma de uma versão gratuita do (excelente) Tetris.

Reclamei, reclamei, reclamei, mas o que eu faço para relaxar? Isso:

DESLIGAR!

DESLIGAR! (Foto por Ollie Jay)

Sim, desligar o computador. Não tem nada mais revigorante. Não me entenda mal: adoro meu PC, é uma ferramenta fantástica e não me imagino sem acesso a um computador, à Internet. Mas tudo tem limites, e para evitar a sobrecarga, é bom ter alguns "respiros".

Faz pouco mais de um mês que descobri e passei a usar o Workrave, um programa multiplataforma (Windows e Linux) que funciona como "babá virtual" anti-LER/DORT: a cada cinquenta minutos, ele me aporrinha avisa de que está na hora de uma pausa. Assim, desligo o monitor, me levanto, ando, tomo água, como uma fruta, assisto TV... faço alguma coisa longe do computador. Sete minutos depois, estou de volta e continuo o trabalho de onde havia parado.

Parece bobo, e talvez seja, mas por conta própria, confiando apenas no meu cérebro e no relógio, a coisa mais comum que me acontecia era perder a noção do tempo e passar duas, três, até quatro horas seguidas sentado em frente ao PC. As consequências? Vista cansada, dores nas costas e fadiga. A entrada do Workrave no dia-a-dia tem contribuído positivamente para melhorar a minha qualidade de vida. Afinal, que forma melhor de relaxar para alguém que trabalha com computadores do que saindo da frente deles?

O Workrave também sugere exercícios nas pausas.

O Workrave também sugere exercícios nas pausas.

Eu contei o que eu faço, agora é a sua vez: o que você faz para relaxar? Acha que o PC pode ser uma ferramenta eficiente para nos desligarmos do mundo e descansarmos?

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários