Meio Bit » Arquivo » Games » Cartuchos do PSP2 poderão diminuir a revenda de jogos

Cartuchos do PSP2 poderão diminuir a revenda de jogos

Novo cartucho do PSP2 poderá gravar conteúdo adicional vendido por download. Seria isso capaz de frear o mercado de usados?

13 anos atrás

dori_psp2_29.01.11

O blog MCV publicou um interessante artigo sobre como o novo portátil da Sony, o NGP poderá frear o comércio de jogos usados graças ao sistema de distribuição de jogos. Além de contar com games distribuídos de forma digital, o que praticamente obriga os jogadores a ficarem para sempre com as aquisições, já que estão vinculadas a sua conta, o videogame terá games vendidos fisicamente através de dispositivos com memória flash parecidos com cartuchos.

Embora na prática isso não seja muito diferente dos antigos UMDs, o New Game Media, como os cartuchos vendo sendo chamados, não apenas trarão os jogos, mas também permitirão que novos conteúdos baixados pela rede online do aparelho sejam gravados neles. Dessa forma, quando a pessoa for vender esse game, estará se desfazendo também de todos os DLCs adquiridos para ele, o que teoricamente aumentaria o preço dos usados e tornaria a aquisição de jogos novos mais interessante.

É claro que hoje já temos um cenário parecido, já que boa parte dos games já contam com esses DLCs e mesmo que eles permaneçam no HD do seu videogame, não deixa de ser um prejuízo quando você se desfaz do game em questão, mas ele sugere que uma saída para as produtoras seria impedir que o comprador tivesse acesso aos adicionais encontrados no cartucho e mesmo os apagasse, fazendo assim que a pessoa pagasse mais por um produto com menos ou nenhum espaço de armazenamento.

Embora eu ainda ache que a melhor saída para diminuir a revenda de games seja o continuo lançamento de conteúdo adicional, como o visto no Borderlands ou no Red Dead Redemption, este não deixa de ser um ponto de vista que mereça nossa atenção e talvez estejamos diante de uma mudança de paradigmas por qual passará a indústria, pelo menos a de portáteis.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários