Meio Bit » Arquivo » Segurança » Blogueiro do ZDnet na Bulgária desaparece

Blogueiro do ZDnet na Bulgária desaparece

Blogueiro búlgaro desaparece numa história envolta em mistérios...

13 anos atrás

Dancho DanchevA notícia do desaparecimento de jornalistas não são tão raras, mas nunca tinha visto a de um blogueiro. O caso foi do blogueiro da ZDNet, Dancho Danchev, na Bulgária.

O Gizmodo americano diz que ele se encontra desaparecido desde agosto mas, isso não é bem assim... Seu último artigo publicado no ZDNet fora publicado em 18 de agosto mas, seu blog pessoal foi atualizado em 11 de setembro de 2010. Mas, tanto o ZDNet quanto o Giz esqueceram de citar o Twitter dele: atualizado em 21 de outubro de 2010.

Ele foi passar férias em algum local e esqueceu de avisar os editores do ZDNet? Provavelmente não. Segundo o site, eles tentaram várias formas de contato com o blogueiro e pesquisador. Os telefones caem em caixa postal e os e-mails não têm retorno.

Nos últimos meses, eles contaram as autoridades CERT da Bulgária e outros contatos afim de elucidar o desaparecimento. E pior: recentemente eles receberam uma mensagem de uma fonte local na Bulgaria com os dizeres: "Dancho está vivo mas, está em sérios problemas".

Eles também receberam um contato de um membro da comunidade de pesquisa de/contra malware. Dancho havia enviado uma carta sobre um problema de perseguição na Bulgária. A carta está disponível na íntegra no site da ZDNet.

A história é estranha, qual seria o motivo pelo "sequestro"? Bom, o país tem uma certa vontade em controlar tudo o que a sua população faz: em janeiro de 2010 uma lei pretendia (não sei se foi aprovada) monitorar todos os e-mails, mensagens eletrônicas e chamadas telefônicas afim de combater o crime e a corrupção. Se é perseguição do governo ou não, eu não sei. Mas, que a história está com alguma coisa estranha, ah, isso está! De qualquer modo, espero que o Dancho consiga resolver o quanto antes seus "sérios problemas".

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários