Meio Bit » Arquivo » Games » MMORPG: World of Warcraft

MMORPG: World of Warcraft

18 anos atrás

Em conversa com o nosso guru dos games Moardib, trocamos umas idéias sobre o mundo dos MMORPG (ou massively multiplayer online role-playing game), que são jogos de estratégia que envolvem milhares de jogadores ao mesmo tempo, em um mesmo mundo virtual.

Talvez o mais conhecido destes jogos seja o World of Warcraft, que está com perto de 6 milhões de assinantes. Considerando que para participar do jogo o indivíduo tenha que comprar o jogo e depois pagar uma assinatura mensal de US$14.95, a Blizzard deve estar muito satisfeita com o faturamento. Apesar de eu pessoalmente achar o valor elevado, os outros 6 milhões de assinantes pagam numa boa, e ficam horas diariamente em novas missões, desbravando novos mundos e itens. Formou-se um mercado paralelo, no qual os usuários pagam com dinheiro real por itens no mundo virtual. Outro aspecto interessante que o Moardib relata é que o jogo não tem os gráficos mais avançados do mercado; ao invés disto, a Blizzard enfatiza a jogabilidade, interação entre usuários, e prova que o que os usuários querem é mais do que uma interface bonita cheia de efeitos especiais.

Algo que também acho fascinante é quanto viciante um jogo destes pode se tornar. Para pessoas que tem pouco tempo disponível, o jogo pode tornar suas vidas mais difíceis, pois não conseguem gerenciar seu tempo e acabam ficando horas e horas a fio jogando. O Moardib recomendou que eu não jogue :-).

De qualquer maneira, o Moardib prometeu postar sobre o jogo, assim que ele adquirir algumas semanas de experiência com ele.

relacionados


Comentários