Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Novo Firmware para a Panasonic FZ100

Novo Firmware para a Panasonic FZ100

13 anos e meio atrás

Todo mundo que gosta de uma câmera ultrazoom ficou muito animado com o lançamento da Panasonic FZ100. Afinal de contas, a distância focal apresentada pelo equipamento é impressionante. São 24x de zoom ótico, compreendendo uma distância focal equivalente a uma 25-600mm. E não é só isso. A lente é uma LEICA DC VARIO-ELMARIT que deveria garantir uma ótima qualidade de imagem. Mas, sabemos que esse tipo de equipamento tem suas fraquezas.

A primeira delas é justamente a lente. São muitos elementos utilizados em sua construção, o que pode comprometer a qualidade da imagem. Outra característica negativa é que, para conseguir essa distância focal monstruosa em um equipamento pequeno, o sensor também deve ser pequeno (por conta da relação do fator de corte, se o sensor aumentar, também será aumentado o tamanho da lente). Detro da FZ100 temos um diminuto sensor MOS ((usado na linha micro-quatro-terços) com 14 megapixels. Lógico que acabaria dando algum problema.

Esses problemas já foram detectados nas unidades de pré-produção que saíram da fábrica para os reviews dos sites especializados. As imagens, mesmo as feitas sob o forte sol da tarde e com ISO 100, apresentavam uma quantidade absurda de ruído ná área das sombras. Ao que parece, a empresa finalmente se tocou que o barco estava afundando e lançou no dia de hoje o firmware 1.1 que visa eliminar os “ocasionais” banding e ruído nas sombras. Chamar de ocasional o que acontece com esse equipamento é ser muito gentil. Quem já comprou a câmera e não está feliz com o seu rendimento pode baixar a nova correção direto do site da Panasonic.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários