Meio Bit » Arquivo » Internet » Qwiki: uma experiência no acesso à informação

Qwiki: uma experiência no acesso à informação

Novo formato para enciclopédias, dinâmico e interativo, chama a atenção no TechCrunch Dispupt.

13 anos atrás

O Qwiki tem uma idéia bastante interessante para o acesso às informações. É uma "Wikipédia" bem avançada, que não faz uso apenas de textos apresentados em uma tela "crua" e com algumas imagens. O serviço utiliza áudio e legenda para explicar os conceitos tratados e usa vídeos, imagens e interatividade (mapas e objetos que reagem com o mouse) para informar o visitante.

E o melhor é que ele já é um caminho para o futuro. Aquela ideia do celular falando com você, informando horário, o tempo da sua cidade, sua lista de tarefas, entre outros. O serviço foi criado por Doug Imbruce e Louis Monier, esse último um dos fundadores do famoso AltaVista. Inclusive, ele já trabalhou no (eu-já-sabia-que-ia-fracassar) Cuil, mas saiu um mês antes do lançamento. Ele tem formação em Ciência da Computação e Matemática, acho que sua participação foi importantíssima no desenvolvido dessa plataforma maravilhosa.

Não acho que o Qwiki venha substituir as enciclopédias tradicionais, mas servirá como um grande complemento para acesso à informação a partir de qualquer lugar. Um problema é que os dados precisam ficar armazenados nos servidores da empresa, ou seja, o acesso offline via celular será impossível, pelo menos, por enquanto.

O projeto está em num estágio bem primitivo, e o acesso só está disponível mediante cadastro. Você provavelmente receberá um convite daqui a um bom tempo... E não, ainda não pude acessar a ferramenta. Mas, assim que tiver acesso à plataforma, faço um review bem detalhado. 🙂

Ah, o Qwiki foi escolhido o melhor webapp no TechCrunch Disrupt, competição que o grande TechCrunch realiza para eleger os melhores projetos para a Web.

Fonte: Brainstorm9.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários