Gilson Lorenti 12 anos atrás
Como vocês devem se lembrar, algum tempo atrás eu comprei um flash da Sigma para substituir um Canon Speedlite 580EX que havia queimado. A escolha do flash Sigma se deu justamente por seu preço mais camarada e por minha capacidade de investimento estar um pouco baixa no momento. Mas, aquele velho ditado “o barato sai caro” é uma das grandes verdades do universo. Infelizmente não consegui me adaptar ao equipamento da Sigma. O tempo de recarga era um pouco lento e a quantidade de erros de exposição no modo TTL estava me tirando do sério. Então, depois de uma reunião com o gerente do meu banco (ai), consegui o capital para renovação dessa parte do equipamento. Já que o crédito estava liberado, decidi comprar um Speedlite 430EX II e um 580EX II.
A diferença entre os equipamentos da Canon e da Sigma já se percebe na boa construção do corpo do flash. Plástico industrial muito bem moldado e com uma aparência mais agradável. A tampa do compartimento das pilhas também é um pouco mais resistente, mas em minha opinião poderia ser mais ainda. Os dois equipamentos são mais pesados que o da Sigma, além de apresentar um painel de controle e visor LCD com informações mais completas. Uma grande melhoria, em relação aos modelos anteriores, é a alavanca de encaixe na sapata da câmera. Muito mais prático do que o anel giratório que encontrávamos antes.
O Canon Speedlite 430EX II é um flash compacto, bem pequeno se comparado com seu irmão maior. Mas, a capacidade de iluminação dele não deixa a desejar em ambientes não muito amplos (número guia 43). A cabeça articulada fornece um giro de 180º para os lados e de 90º para o lado de cima. O zoom interno da lâmpada cobre distâncias focais de 17mm a 105mm. É possível trabalhar com o flash em modo TTL (onde a câmera regula a sua potência automaticamente) ou no modo manual. No caso do modo manual, o display de LCD fornece a informação de alcance da luz em metros, dependendo das regulagens do ISO, obturador e diafragma. O Flash também pode trabalhar no modo de grande velocidade, onde ele vai fazer sincronismo com qualquer velocidade de obturador, lembrando que quanto mais rápido o obturador, menor a quantidade de luz captada.
Já o Speedlite 580EX II é bem mais encorpado, mais pesado e mais potente. Em vários pontos ele é parecido com o irmão menor. Aqui também temos o sincronismo em grande velocidade, zoom interno cobrindo distâncias focais de 17mm a 105mm, cabeça totalmente articulada e possibilidade de trabalhar em TTL ou manual. O que temos de diferente é a potência (número guia 58), função de flash estroboscópico, existência de um pequeno rebatedor acoplado e conexão para cabo de sincronismo e para uma bateria externa. Interessante também notar que o 580EX II possui uma capa de borracha perto da conexão com a sapata da câmera para impedir que chuva ou poeira se deposite no terminal.
Porém, a característica mais interessante, e que me fez investir na compra de dois flashes é a capacidade de ambos os equipamentos trabalharem juntos ao mesmo tempo. Através da função master e slave eu posso trabalhar com um flash acoplado á câmera e outro posicionado em uma segunda localização para criar uma iluminação mais criativa. Outra vantagem é poder eliminar sombras que possam ficar atrás das pessoas fotografadas quando utilizamos a câmera na vertical (nada me irrita mais do que essa sombra). O 430EX II possui a função de slave, sendo controlado remotamente. Já o 580EX II pode tanto representar a função master (emitindo o sinal principal) quanto slave. Cabe lembrar que a função remota pode ser utilizada no automático TTL ou no modo manual, possibilitando até mesmo que a potência do flash escravo seja escolhida no flash master.
Vejam abaixo alguns exemplos de fotos feitas com os dois flash.
Resumindo, minhas impressões iniciais foram muito boas. São equipamentos bem construídos e o resultado do uso não me deixou na mão. Obvio que em situações específicas é necessário mudar um pouco a compensação de exposição, mas são ajustes básicos e muito simples de serem feitos. O flash Speedlite 430EX II foi adquirido pelo valor de R$ 950,00, enquanto o Speedlite 580EX II custou R$ 1.530,00.