Rodrigo Ghedin 12 anos e meio atrás
Embora haja a sensação de que a interface Web do Twitter seja pouco usada, ela segue como a mais popular entre usuários do serviço. Para continuar nesse nível, o time de desenvolvimento, após algum mistério, revelou ontem o novo Twitter, a reformulação mais profunda que essa faceta do microblog já recebeu.
A exemplo do que a Google é mestra em fazer com o orkut, o novo Twitter será disponibilizado aos poucos nas próximas semanas, e noutra semelhança com a rede social dos brasileiros, num primeiro momento será possível usar a interface velha, até que (quase) todos se habituem à novidade — "quase" porque sempre vai ter os do contra, como as constantes atualizações do Facebook deixam claras.
http://www.youtube.com/watch?v=rIpD7hfffQo
O novo Twitter adapta-se aos tempos modernos e inclui, enfim, conteúdo multimídia diretamente na timeline. Parcerias com sites de vídeo e imagens, como YouTube, Vimeo, Flickr e Twitpic, dentre outros, possibilitam essa abordagem que se afasta um pouco do minimalismo que caracteriza o serviço, mas, aparentemente, não o desvirtua.
A barra lateral, à direita, ficou dinâmica e mais larga. Agora ela abriga o conteúdo multimídia citado acima, e traz mais informações contextuais sobre as ações do usuário, como dados de um contato quando se está na página dele.
De resto, atualizações em usabilidade, como caixas para tuitar sobrepostas à página em qualquer lugar dela e scroll infinito, atalhos no teclado e vários refinamentos visuais. Pode ter demorado para uma atualização grandiosa desembarcar no Twitter, mas parece que ela valerá a espera.
Você usa o Twitter via interface Web? Na sua conta o serviço já mudou? Então conte-nos o que está achando do #newtwitter 🙂