Meio Bit » Arquivo » Indústria » Windows Phone 7 — Desenvolvimento de aplicações e jogos

Windows Phone 7 — Desenvolvimento de aplicações e jogos

Uma introdução as opções e características do desenvolvimento de aplicações e jogos para o Windows Phone 7.

13 anos e meio atrás

Desde que a Microsoft mostrou seu futuro sistema operacional para celulares, o Windows Phone 7, todo mundo correu atrás de informações sobre hardware, recursos, e principalmente como desenvolver aplicações para o mesmo.

Felizmente, em todos os itens as notícias foram ótimas, mas vou focar esse e os próximos artigos na parte de desenvolvimento. Todo mundo sofreu ou ainda sofre com o Windows Mobile 6.x, apesar de desenvolver softwares para o Windows Mobile ser uma tarefa fácil, alguns detalhes como aparelhos ruins rodando o SO, telas diferentes, deixava o trabalho uma loteria.

No emulador do Visual Studio tudo funcionava, mas quando jogava para um aparelho de verdade, as coisas mudavam. Agora nós desenvolvedores temos uma ótima garantia, que é a padronização do hardware. Não teremos mais surpresas de desenvolver algo em um celular com um processador de 400 MHz e o cliente comprar um com processador de 200 MHz.

Outra ótima notícia foi a plataforma de desenvolvimento. Para o novo Windows Phone 7, temos a opção de desenvolver nossas aplicações ou jogos utilizando Silverlight ou XNA.

O Silverlight já está na sua versão 4.0, sempre com muitas novidades e uma comunidade ativa. O XNA é um framework para desenvolvimento de jogos utilizando a plataforma .NET. O XNA é simples e muito poderoso, e dependendo do jogo planejado para o Windows Phone, será a escolha ideal.

Tudo muito bonito, mas quanto eu preciso gastar em ferramentas para desenvolver algum aplicativo ou jogo para o Windows Phone 7? A enorme quantia de R$ 0. Isso mesmo, não é preciso gastar nada. As ferramentas são gratuitas e ainda estão em estágio Beta de desenvolvimento.

Para desenvolver utilizaremos o Visual Studio Express, que é a versão gratuita da ferramenta de desenvolvimento Visual Studio, e também será lançada uma versão gratuita do Expression Blend, para desenvimento para o Windows Phone 7.

Para efetuar o download das versões de teste tando do Blend como do Visual Studio, é só fazer o download pelo site .

No site além do download das ferramentas, temos o download de vários aplicativos de exemplo, documentos com padrões de desenvolvimento de UI (User Interface) que devem ser seguidos para o aplicativo ser aprovado no Marketplace.

Isso mesmo, Marketplace. Teremos uma loja, onde será possível enviar nossos aplicativos ou jogos, mas a loja é um assunto para outro post ;).

Então para todos os interessados, façam o download, estudem, quer é uma ótima oportunidade de negócio. Não precisamos esperar o lançamento oficial do Windows Phone 7 para iniciar nossos projetos. Nós próximos posts vou avançar mais nos itens falados aqui, mostrar o Silverlight, XNA, opções do emulador e as ferramentas.

relacionados


Comentários