Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmera Nadia – notas baixas para fotos ruins

Câmera Nadia – notas baixas para fotos ruins

14 anos atrás

Lembro-me daquela antiga série de quadrinhos, o Homem Aranha 2099, onde o irmão do personagem principal era diretor de cinema. Naquela época (100 anos no futuro) ele trabalhava em casa, e um computador gerava através de imagens virtuais os atores e os cenários, e ele ia ditando a história para que o computador fosse criando as interações entre os personagens. Trabalhar assim era fácil e representava bem o mundo sem emoções e interações sociais daquele universo representado nas histórias em quadrinhos.

Embora a ficção possa ser exagerada, muito do que só víamos em livros e filmes em anos passados estão se tornando realidade. Talvez mais do que seja saudável. Vamos a um exemplo. Andrew Kupresanin criou um projeto interessante que visa mostrar o quanto você fotografa mal. O Acquine’s (motor de classificação de estética) se utiliza de uma série de algoritmos para analisar sua imagem e dar uma nota para ela. Unindo essa iniciativa com uma tentativa de portabilidade, foi criada a câmera Nadia. Embora pareça ser o nome de uma câmera Lomo, a Nadia nada mais é que uma caixa preta com um celular Nokia N97 dentro. Ele fica ligado via bluetooth com um Mac que por sua vez está conectado à página do Acquine’s. Em vez de mostrar a foto no visor LCD, a câmera lhe da uma nota pela composição. Essa nota pode variar de 0 a 100.

É possível ver a nota que a câmera vai lhe dar antes de apertar o botão do obturador. Dessa forma, você vai vendo os conselhos do equipamento até achar que a foto está perfeita do pondo de vista da composição. Pode parecer divertido, mas eu não gosto muito de tirar o fator emocional da imagem e apenas apostar em fatores matemáticos. Uma coisa é certa, pelo sistema do Acquine’s eu sou um péssimo fotógrafo. Minha melhor imagem classificada ficou com nota 45.

Mas, provando que nada é perfeito, nem mesmo no mundo da computação, um screenshot do Live Writer onde estou escrevendo esse texto ganhou nota 42,8. Muito melhor que metade das fotos que mandei avaliar.

camera nadia

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários