Dori Prata 13 anos atrás
Quando a Xbox Live Arcade surgiu, nascia ali uma excelente oportunidade para as desenvolvedoras independentes venderem seus jogos. A ideia logo foi absorvida pelas concorrentes da Microsoft e percebemos que a política da empresa não era assim tão vantajosa e logo alguns estúdios menores desistiram de disponibilizar seus jogos no Xbox 360, como fez o pessoal da Hello Games.
Criadores do jogo Joe Danger, lançado recentemente na PSN, a escolha pelo serviço de distribuição online da Sony, aconteceu porque, segundo o gerente da empresa, o risco de ter uma baixa venda na rede do Xbox é muito grande.
“Porque escolher a PSN? Esse seria o único caminho em que poderíamos ser a editora. A XBLA é um tipo de abatedouro para as desenvolvedoras menores. Lá existem jogos que vão muito bem, mas há o lançamento de dois títulos todas as semanas e muitos deles caem naquela categoria das 25 mil cópias ou menos.”
O comentário foi feito durante uma apresentação em uma conferência para desenvolvedores, onde Sean Murray mostrou alguns dados que dizem que na Live 47% dos jogos de empresas independentes venderam menos de 25 mil cópias, 23% ficaram na casa dos 100 mil, 13% não passaram dos 200 mil e apenas 17% venderam acima desta marca. O executivo garantiu ainda que no PS3, o seu jogo conseguiu se pagar no dia do lançamento, tendo vendido mais de 50 mil cópias apenas na primeira semana.
Mas se seu raciocínio de Murray estiver correto, o que estaria prejudicando as vendas dos jogos “pequenos”? Seria a grande oferta de títulos? A má divulgação deles, ou uma interface que dificulta a vida dos jogadores/consumidores?
[via GamesIndustry]