Meio Bit » Arquivo » Fotografia » XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco – Resultado

XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco – Resultado

14 anos atrás

Aconteceu no início de junho, mais especificamente entre os dias 04 e 06 de junho, a XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco. O evento foi organizado pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e pela Confederação Brasileira de Fotografia em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul e com patrocínio da Epson. As bienais fotográficas são os eventos mais esperados nos calendários dos fotoclubes espalhados pelo Brasil. O que temos aqui é uma grande oportunidade de confraternização entre os membros dessa entidade e de reverenciar a arte fotográfica em preto e branco. Arte essa que mesmo com o desenvolvimento da fotografia digital ainda se mantém forte e viva.

Pegando os números dessa empreitada, podemos determinar que o evento foi um grande sucesso. A disputa recebeu o total de 2.094 imagens que foram enviadas por 568 fotógrafos de 40 fotoclubes filiados. O Grupo Luminous, de São Paulo, foi quem mandou mais fotos (360 imagens), seguido pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (193 imagens) e o Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto (122 imagens).

Depois da apuração, tivemos os três vencedores e os 17 contemplados com a menção honrosa. Em primeiro lugar tivemos Keny Su, do Grupo Luminous, com a foto “O Monstro”. Em segundo lugar temos a foto “Senhora” de Nilton Sérgio Ramos Quoirim do Fotoclube Cataratas do Iguaçu. E em terceiro lugar ficou Maurício João Gollin, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, com a foto “Entre o ir e o Vir”. Os três primeiros ganharam medalhas (outro, prata e bronze) e os 17 próximos contemplados levaram diplomas de menção honrosa.

Também tivemos a premiação de Fotoclubes que é determinada pelo número de fotos que foram aceitas pela comissão julgadora (que é diferente do número de fotos enviadas). Em primeiro lugar ficou o Grupo Luminous (Troféu Eduardo Salvatore), em segundo lugar o Clube do Fotógrafo Caxias do Sul (Troféu Hercule Florence) e o terceiro lugar o Amigos de Santos (Troféu Abade Luis Compte).

Vejam as fotos premiadas na XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco.

Keny Su -  O monstro

1º Lugar - Keny Su - "O Monstro"

Nilton-Sergio

2º Lugar - Nilton Sérgio Ramos Quoirim - "Senhora"

Mauricio-Joao-Golin

3º Lugar - Maurício João Gollin - "Entre o ir e vir"

Veja todo o processo de seleção das fotos e todos os contemplados no site da Confederação Brasileira de Fotografia.

relacionados


Comentários