Meio Bit » Arquivo » Games » Momento atual do 3D na prática

Momento atual do 3D na prática

Efeito 3-D presente na versão jogo do ano do Batman: Arkham Asylum não convence.

14 anos atrás

Olá pessoal, tem tempo que não escrevo aqui pro MBG, da última vez, eu reclamava da SEGA que não conseguia me entregar os (excelentes) JoyPADs PlaySEGA. A briga ainda rendeu um monte de e-mails e é claro, promessas de um lado e do outro, até que finalmente meus controlers foram reenviados por um modo seguro e eu pude recebe-los. A propósito, configurei o ZSNES e o GENS com os JoyPADS para rodar as roms dos cartuchos que mantenho (sim, eu ainda tenho meus games de SNES e MegaDriver) e ouso dizer: os joypads ficaram melhores que o meu do XBox 360, e um CLONE 6361 usb.

Bom, eu estava devendo um elogio à SEGA depois de toda aquela saga e uma enxurrada de críticas à mesma. Tirando o fato de ter a promessa do joyPAD para outubro de 2009 e só ter podido utiliza-lo em abril de 2010 ... o joyPAD não teve problema nenhum (então é por conta e risco de quem se interessar).

jonatas_bat_10.05.10-2 Maaaaaaaaas, vamos ao que interessa, o meu segundo POST. Sou Gamer entusiasta e como tal, qualquer novidade prende minha atenção e a tentação ataca minha veia consumista. A vedete da vez é o famigerado 3D.

A galera mais antiga deve se lembrar dos óculos 3D do MasterSystem II, eu tive um par, com o excelente game Zaxxon 3D e ficava abismado com minha tevê de 14" piscando freneticamente enquanto eu utilizava um óculos maior que o de Operários Soldadores e as navezinhas explodiam, eu me sentia o máximo com aquilo que eu achava ser o auge da tecnologia em games. Veio o SNES, e eu (blasfêmia) vendi meu Master System II (sim, eu fiz isso, que deus me perdoe um dia) e não mais ouvi falar de 3D, exceto por programas sobre a Disney.

Até que um belo dia, o Norte Shopping aqui no Rio, reformou suas salas de cinema e equipou uma delas com projetores REAL3D para a estréia do filme a "Família do Futuro" (assisti duas vezes no cinema) e voltei meses depois para ver o "Viagem ao Centro da Terra". Desde então, me tornei um entusiasta do 3D.

Vibrei quando conheci a 3DVision da NVidia, testei no INFOCENTRO (Shopping de Informática aqui no Rio) com os videos demo da NVIDIA e os games PROTOTYPE e Mirrors EDGE (aliás, eu fiquei tonto com esse game com os óculos). E a conclusão a que cheguei sobre o 3DVision foi [acrescente aqui o seu palavrão favorito] "Que maneiro!!!". O 3DVision, apesar de ainda ser caro para a maior parte dos brasileiros (o que me inclui) é muito interessante, e entrou para minha lista de aquisições para depois da Formatura, quando pretendo, com mais tempo livre, montar um PC razoável com placa de vídeo decente, monitor de 120hz, e os tão famigerados óculos (que são fantásticos).

Como muita gente, estou empolgado em ter escolhido o Playstation 3, que agora terá suporte a 3D e decepcionado pois não terei grana sobrando no bolso para comprar uma tevê que projete em 3D (afinal tá caro pra [novamente, acrescente um de seus palavrões favoritos]) e quando soube do Batman Arkham Asylum GAME OF THE YEAR (BAA GOTY) com óculos 3D, logo fiz minha reserva no ShopTo.

jonatas_bat_10.05.10Bom, o game chegou :D:D:D e cá entre nós é muito BOM mesmo, mas o 3D dele... [palavrão de novo] literalmente que dor de cabeça, um par de óculos de papel com celofane rosa e verde que me faz sentir mal, após 10 minutos de jogo. Pode ser que seja só comigo e com o meu irmão, mas o 3D prometido com a tecnologia TrioViz que deveria funcionar em qualquer TV não dá conta do recado. E só posso dizer que essa edição do game valeu mais a pena que a "normal" porque a capa do jogo tem um efeito 3D animal (sim, o efeito 3D do papel é melhor que do jogo) e os preços são os mesmos no ShopTo (rsrs). Ainda não posso fazer um review decente do jogo, desativei o 3D (sim, esse 3D TrioViz felizmente é opcional) e estou jogando o BAA GOTY.

Outro joguinho que promete um "3D" é o ForçaG, mas esse vai passar longe do meu console, afinal esse nem utiliza a badalada tecnologia 3D da TrioViz, e sim aquele 3D anaglifo do cinema antigo.

Peço desculpas pelo artigo um tanto "ista", mas achei que valeria a pena compartilhar com os amigos sobre os avanços (vistos na prática) do 3D em games, e os acertos e decepções com essa nova roupagem de uma tecnologia que havia sido esquecida. Espero que consertem essas propagandas exageradas, e que o 3D prometido para o PS3 e para as tevês domésticas sejam tão bons quanto o que eu vi com o 3DVision da NVidia.

Aaaaaaaaaa sim, eu vi Avatar em 3D 🙂  (historinha, meio Pocahontas, maaaaaaas gostei dos efeitos :P)

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários