Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Meu Linux de bolso: Slax

Meu Linux de bolso: Slax

Procurando um Linux pequeno? Esta é a solução.

14 anos atrás

Já faz algum tempo que falei da Slax: uma mini distribuição GNU/Linux® mantida por Tomas Matejicek, com o foco no tamanho. Ou melhor, na economia de espaço.

slax

Já faz algum tempo, também, que escolhi a Slax como minha distribuição “pau-pra-toda-obra”. Apesar de baseada no Slackware (e, portanto, levar de quebra a fama de “difícil”) a configuração é extremamente simples, com a facilidade de se escolher “módulos” (no sentido de “programas empacotados para a distribuição”) no próprio site. Você pode, por exemplo, baixar os módulos ntfs-3g (para ler e gravar partições NTFS) e TestDisk & PhotoRec (nome auto-explicativo) para estar um passo mais próximo de recuperar aquelas fotos importantes (mas comprometedoras) que ficaram perdidas no micro do escritório. Claro que a sessão “games” é uma das mais interessantes…

Observe que quase no final das páginas de descrição dos módulos, há informações sobre dependências (o TestDisk, por exemplo, precisa da libntfs10).

Se você quiser criar seu disco com os módulos que mais usa, aproveite a página “Build Slax”. Através dela se pode “montar” o sistema com os módulos que desejar, salvar sua lista de opções e baixar a ISO ou o arquivo “.tar”. Este último tem a vantagem de poder ser descompactado e instalado em um “pen drive” através de scripts já inclusos (.bat ou .sh, dependendo do gosto do freguês).

Fica a dica.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários