Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Legendas automáticas no YouTube

Legendas automáticas no YouTube

14 anos atrás

Quem imaginaria, alguns anos atrás, vídeo na web com um sistema de reconhecimento de voz que capturasse o áudio, o convertesse para texto, aplicasse sobre o vídeo original em forma de legenda, e ainda por cima com a possibilidade de ser traduzido para cinquenta idiomas, tudo isso em tempo real? Parece coisa de ficção científica, como aqueles fones que viajantes espaciais colocam no ouvido e, automagicamente, conseguem “entender” os idiomas de nativos de outros planetas (hey, isso está perto de acontecer também!).

O cenário acima, da legenda automática, já é realidade. O Google implementou o recurso recentemente no YouTube, segundo o blog oficial. A maior motivação da empresa para investir pesado nisso é promover a acessibilidade. Estudos recentes preveem que, em 2015, mais de 700 milhões de pessoas terão algum tipo de deficiência auditiva no mundo inteiro. Essa ação do YouTube é, ainda segundo o blog, uma evolução natural do closed caption, a boa e velha legenda, que embora seja largamente utilizado, consome muito tempo para ser produzida.

Por enquanto a ferramenta só lida com o idioma inglês, e deve percorrer um longo caminho até que todos os vídeos neste idioma sejam adaptados à novidade. Em seu lançamento, no último dia 4, menos de 20 mil canais já contavam com legendas automáticas. A previsão do Google é chegar aos 180 mil até junho, e para isso, interessados podem ajudar o sistema requerendo a tradução dos seus vídeos. Este documento ajuda.

Nada é perfeito, muito menos um algoritmo de conversão voz-texto. Em decorrência disso, um novo potencial meme apareceu: YouTube Caption FAIL. Legendas totalmente desconexas ou sem sentido podem e vão aparecer, e embora seja algo compreensível, não deixam de ser engraçadas. O Mashable traz alguns exemplos do que a ferramenta é capaz de fazer – no mau sentido 🙂 .

youtube-caption-fail-20100308

Acima, uma piada pronta num vídeo do TechEd Middle East: Eric Rudder diz “I’ve got my Windows Phone Series device”, e o sistema de legenda automática informa “I’m gonna take on serious of the virus. Windows, vírus, hãn, hãn? 😀 .

(Ok, piada fraca. Prometo nunca mais tentar de novo.)

relacionados


Comentários