Carlos Cardoso 5 anos atrás
Muito, muito tempo atrás, muito tempo mesmo no tempo em que ainda existiam revistas de informática começaram a aparecer anúncios de um teclado-laser. Por mais de 20 anos foi o maior vaporware desde o Half Life 3, a tecnologia precisou evoluir até tornar possível aqueles teclados.
Quando chegaram, descobrimos que eram uma bela porcaria.
Teclados precisam de amortecedores, tamborilar os dedos na mesa é tranquilo, agora experimente fingir que está digitando, com a mesma força que usa em seu teclado. Dói. Machuca. Incomoda. Pra piorar, temos feedback táctil zero. O resultado é que esses teclados se tornaram curiosidades de lojas chinesas, mas eis que surge uma idéia semelhante que tem excelente potencial, isto:
Está todo mundo tão encantado com as possibilidades de mercado do Magic Leap e outros gadgets mágicos que esquecem do dia a dia. O ODiN Virtual Laser Projection Trackpad, uma idéia simples e boa: em vez de um teclado, ele projeta um trackpad na sua mesa.
Mover o dedo sobre uma superfície é bem menos violento do que digitar sobre ela, e rastrear um dedo é bem mais simples do que 9 ou 10 dependendo do seu status presidencial.
Óbvio que o negócio não funciona tão bem quanto um trackpad dedicado, mas é uma idéia promissora e intrigante, mesmo por US$ 69,00. Nada impede que equipamentos mais robustos e funcionais sejam desenvolvidos seguindo a mesma linha. Me atrai menos a idéia de um Magic Leap, onde terei que aprender a gesticular como o Dr Gori, mas transformar o tampo da mesa em um trackpad? Excelente.