Meio Bit » Arquivo » Ciência » Nem sempre é kibe: três vídeos com idéias idênticas tumultuam o YouTube espacial

Nem sempre é kibe: três vídeos com idéias idênticas tumultuam o YouTube espacial

Foi uma especie de kibe telepático: três canais do YouTube fizeram essencialmente o mesmo vídeo ao mesmo tempo mas, no final feliz, acabamos com três ótimos vídeos sobre a escala dos foguetes espaciais e todos continuam amiguinhos. :)

6 anos atrás

042614_2209_4

Vou contar um segredo: foguetes são grandes. Não é fácil acelerar alguma coisa a 28.000 km/h, para isso você precisa de muito combustível, aumentanto o peso então você precisa de motores mais potentes, que são mais pesados, então você precisa de mais combustível e o resultado são coisas monstruosas. Um Saturno V tinha 110 metros de altura e 2.970 toneladas de peso: esses são valores de um navio de guerra respeitável.

Aqui a nossa clássica escala de foguetes giantescos. E o VLS brasileiro:

foguetebras

Mesmo assim são apenas números que, assim como os da minha conta bancária, não significam nada. Seria legal uma visualização desses foguetes em situações do dia a dia, para dar uma noção da escala. Pois bem, o pessoal do Corridor Crew resolveu fazer um vídeo colocando foguetes perto de marcos arquitetônicos.

Problema: eles anunciaram no Reddit o vídeo, e o primeiro comentário foi do Everyday Astronaut, desesperado pois ele tinha um vídeo com a mesma idéia prestes a ser lançado. Ele até perguntou se deveria jogar o dele fora.

Detalhe: antes disso, um sujeito chamado Matt Nayman postou também no Reddit que estava trabalhando em um vídeo igual, o Everyday Astronaut o convidou e uniram os vídeos. O que não esperavam era um TERCEIRO vídeo igual aparecendo.

Pior, não dá nem pra acusar de kibe, esse tipo de produção leva meses pra ficar pronta.

O lado bom é que nós ganhamos não um mas 2,5 vídeos ótimos:

Aqui o vídeo do Corridor, que considero o melhor:


Corridor Crew — VFX artist shows you how BIG SpaceX rockets REALLY are!

O do Everyday Astronaut:


Everyday Astronaut — Rockets in Everyday Places (4K)

E aqui o videozinho do Matt com umas cenas extras:


mknayman — Voyages: The Scale of Spacecraft

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários