Nick Ellis 5 anos atrás
A gente já sabia que jogos usavam o microfone para capturar o áudio ambiente e direcionar propagandas contextuais para os usuários, mas não contente com esta possibilidade, a liga espanhola de futebol resolveu ir além, e está usando seu app para identificar locais que estejam assistindo transmissões de seus campeonatos sem pagar assinatura. Mais um dia, mais uma organização quebrando a privacidade dos seus usuários para evitar ter algum tipo de prejuízo.
Ao ser instalado em um smartphone Android, o app pede para acessar a localização e o microfone, e caso o usuário incauto concorde, a La Liga passa a ter o direito a usar plano de dados ou a conexão Wi-Fi dos usuários para monitorar o som dos ambientes onde estão a qualquer momento. Apesar de estar instalado no app das pessoas, o objetivo da liga não é prender quem está assistindo sozinho em casa, e sim pegar peixes maiores, indo atrás de bares ou restaurantes que estejam exibindo o sinal pirata do jogo. O áudio gravado pelo app e a informação da localização do smartphone dos usuários naquele momento poderiam potencialmente ser usados em ações penais contra esses estabelecimentos.
O app da La Liga para Android tem mais de 10 milhões de downloads, e vários deles estão deixando comentários nada amistosos com a liga espanhola na página do Google Play, e com toda a razão, diga-se de passagem, pois trata-se do mais autêntico spyware. A La Liga tentou se justificar em uma resposta ao El Diario da Espanha, garantindo que nenhum áudio é gravado, o som é convertido em um sinal binário para identificar as fraudes sem armazenar qualquer tipo de conteúdo dos usuários, o que não caracterizaria nenhuma invasão de privacidade. Pra mim o pior é isso, essa palhaçada está sendo feita abertamente, sem nenhuma vergonha ou escrúpulo por parte da liga espanhola, ou seja, haja óleo de peroba, pois isso é o cúmulo da cara de pau.
Com informações do Ars Technica.