Meio Bit » Arquivo » Internet » Nova página de exibição de vídeos no YouTube

Nova página de exibição de vídeos no YouTube

14 anos atrás

A terceira e última novidade do YouTube nos últimos dias é a mais drástica delas: a nova página de exibição de vídeos. Mais minimalista e com foco na exibição do vídeo, com menos dados em volta dele que podem distrair o espectador, a nova página é fruto de mais de 10 meses de discussões da equipe sobre o que funcionaria ou não nesse novo modelo. O resultado, embora bem diferente do que estamos acostumados, ficou interessante. Veja um “antes e depois”:

youtube-antes

Acima, a página atual. Veja como ficou o novo layout:

youtube-depois

Além da refinada no visual, algumas áreas sofreram modificações profundas. O sistema de classificação de vídeos, por exemplo, abandonou as estrelas (de uma a cinco) e agora é definido pela quantidade de favoritos e do polegar para baixo. As informações que outrora ficavam do lado direito do vídeo, migraram para seu rodapé, e estão todas contraídas; com um clique, elas podem ser expandidas e revelar mais dados:

opcoes-expandidas

Agora, o lado direito da janela é reservado a vídeos relacionados, que agem de modo inteligente, de acordo com a forma com que o usuário chegou ao vídeo em execução no momento. Se foi através de uma busca, essa lista de vídeos trará os demais resultados dela; se foi numa playlist, então os demais vídeos dela aparecerão ali.

Ao fazer uma pesquisa usando o grande campo de busca do topo da página, o vídeo em execução no momento não é interrompido. Ele continua rolando, enquanto os resultados da pesquisa aparece do lado direito. Um ótimo "poupa-tempo":

YouTube - HOME (English with subtitles) - Google Chrome

Essa nova interface lembra um pouco a Feather, porém é suficientemente rica para substituir, sem perdas, a padrão do YouTube. Tirando o fato dela ser excessivamente branca, o que causa um certo estranhamento, de resto as novidades são muito bem-vindas, especialmente por privilegiar o que importa: o vídeo.

Para ativar a nova interface, clique aqui. Para reveter ao modelo antigo/ainda padrão, clique aqui.

Fonte: YouTube Blog.

relacionados


Comentários