Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Talvez os leitores mais jovens do Meio Bit fiquem chocados, mas houve uma época na qual o Movable Type era o sistema para blogs mais popular do mundo.
(Pausa para recuperarem o fôlego)
Só a partir da versão 1.5 que o WordPress, hoje líder no segmento, começou sua subida rumo ao topo. Antes dele, o Movable Type, solução da Six Apart, movia alguns dos maiores blogs do mundo, e era referência quando a conversa dizia respeito a gerenciadores de blogs.
Os tempos mudam, e com o lançamento da quinta versão do Movable Type, uma certa semelhança chamou a atenção da comunidade – do WordPress. Vejam:
Qualquer semelhança, dizem as más línguas, não é mera coincidência.
O atual painel administativo do WordPress foi implementado na versão 2.7, lançada em dezembro de 2008. É bem fácil e intuitivo (o do WordPress), e segundo a Six Apart, o novo painel (do Movable Type), que abrange tanto a administração de blogs, quanto a área de publicação, torna a vida de todos os envolvidos mais fácil.
Aqui cabe duas linhas diferentes de raciocínio sobre a atitude da Six Apart:
Ah, e ainda temos a pergunta que não quer calar: se fosse o contrário, como a Six Apart reagiria? O histórico dela não é dos melhores…
Além da interface chupada copiada levemente inspirada na do WordPress, a nova versão traz sistema de revisões de posts, melhorias no gerenciamento dos blogs e no sistema de criação de temas. Versão gratuito disponível para download aqui.
Fonte: BloggingPro.