Meio Bit » Arquivo » Indústria » Smartbook da Freescale: vai encarar, Apple?

Smartbook da Freescale: vai encarar, Apple?

14 anos atrás

Enquanto boa parte do mundo especula quando, como, por quanto e que milagres o tablet da Apple fará quando (e se) for lançado, outras empresas aproveitam o hype criado em cima disso tudo para comer pelas beiradas e, quem sabe, destacar-se neste nicho.

Uma dessas empresas é a Freescale, que às vésperas da CES 2010, apresenteou um design de referência de um smartbook barato, funcional e que poderia se encaixar perfeitamente no estilo de vida de muita gente. Aliás, dizem que a empresa apresentará uma peça funcional dele em Las Vegas (estaremos de olho). Dê uma olhada no conceito:

freescale-smartbook120100105

Não é uma máquina parruda, mas essa não é a proposta. A ideia de um smartbook, como vem sendo chamado os representantes desse nicho, é ser uma máquina peso-pena para atividades corriqueiras, como ver e-mails, ler sites, redigir documentos simples, e por aí vai. Para tal, ele é super leve (376 gramas), vem com um processador ARM Cortex-A8 de 1 GHz, 512 MB de memória DDR2, (possivelmente) SSD de 4~64 GB, slot para cartão microSD, conectividade Bluetooth 2.1, 3G (opcional), WiFi 802.11 b/g/n, GPS e RF4CE (opcional também) e, pasme, com todo essa humildade, ainda traz um decodificar de vídeos em alta definição.

O espanto com a maquininha não para por aí. Embora seja um equipamento de baixo custo e que visa atender necessidades bem básicas, o smartbook da Freescale tem três acelerômetro de três eixos, sensor de luminosidade, microfone e caixas de som, webcam de 3 MP (filma com qualidade VGA a 30 fps) e tela touchscreen de 7” (1024x600).

Para fechar: ainda existem uma base com teclado, eliminando, assim, o problema do teclado virtual que, se em smartphones já divide opiniões, nos tablets/smartbooks será um problemão, pelo menos até nos acostumarmos a eles.

freescale-smartbook3-20100105

E como se não bastasse tudo isso, sabe qual é o preço de etiqueta dessa belezinha? Meros US$ 199,00. Só a título de comparação, sabe por quanto os rumores dizem que o tablet da Apple chegará ao mercado? US$ 1.000,00. E não preciso ser adivinho para saber que ele não terá nem metade dos recursos do smartbook da Freescale, mas pelo seu visual encantador e tudo mais, fará mais sucesso.

Reflitam.

Fontes: The Back-up Brain Posterous e PCWorld.

relacionados


Comentários