Ronaldo Gogoni 5 anos atrás
Em evento realizado nesta terça-feira (27) em São Paulo, a Samsung introduziu no mercado brasileiro seus novos smartphones de ponta: ambos Galaxy S9 e S9+ chegam com com foco na nova câmera de abertura variável e preço um tanto quanto elevado, como era de se esperar.
A Samsung decidiu nesta geração aprimorar os recursos adicionados na linha S8/S8+ ao invés de adicionar grandes features. A alteração mais significativa foi posicionar o leitor de impressões digitais abaixo das câmeras e não mais ao lado, de modo a sanar os inúmeros problemas que tal decisão trouxe.
Os modelos estão um pouco mais diferentes entre si: o Galaxy S9 conta com um display Super AMOLED de de 5,8 polegadas com proporção 18,5:9 e resolução de 2960 x 1440 pixels (567 ppi), 4 GB de memória RAM, uma câmera principal e bateria de 3.000 mAh.
Já o Galaxy S9+ é equipado com um display Super AMOLED de de 6,2 polegadas com proporção 18,5:9 e resolução de 2960 x 1440 pixels (531 ppi), 6 GB de RAM, conjunto principal de câmeras duplo e bateria de 3.500 mAh. Fora isso, ambos são basicamente iguais:
A novidade desta geração, contudo é a câmera principal com abertura de diafragma variável, que alterna entre f/2,4 e f/1,5 para supostamente entregar uma melhor experiência na captura de fotos, dependendo da quantidade de luz disponível (o Gilson comentou que não é bem assim que a banda toca no Sala da Justiça #57, ouçam). A ideia é permitir melhores fotos em ambientes com pouca luz disponível ou em cenas noturnas, enquanto que para todas as outras situações a abertura menor é suficiente.
O Galaxy S9 conta com apenas uma câmera de 12 MP com pixels de 1,4 µm, estabilizador óptico de imagens, autofoco com detecção de fase e Dual Pixel, enquanto o S9+ receberá o reforço de uma segunda também de 12 MP com abertura fixa f/2,4, autofoco e zoom óptico de 2x, permitindo que o aparelho maior possa fazer uso dos recursos de Foco Dinâmico: você poderá destacar um elemento e desfocar o fundo, similar aos efeitos de profundidade de campo presentes em câmeras profissionais. A,bos modelos suportam filmagem em 4K a 60 fps, 1080p a 240 fps e 720p a 960 fps.
Por fim o Bixby Vision ficou mais esperto, embora o assistente ainda não fale português o sistema permite tradução em tempo real e o modo DeX ficou mais poderoso, dispensando teclado e mouse ao utilizar o próprio smartphone para tais funções ao ser conectado a um monitor. No fim das contas temos aparelhos potentes, só quem sem muitas novidades relevantes.
O Galaxy S9 chega às lojas brasileiras pelo preço sugerido de R$ 4.299,00 e o Galaxy S9+ será vendido por R$ 4.899,00, como esperado preços mais elevados do que os praticados em 2017 com a linha Galaxy S8.
Ambos poderão ser adquiridos nas lojas a partir do dia 20/04 e a pré-venda começa amanhã; quem adquiri-lo dentro do período ganhará um DeX Station e um carregador wireless.