Meio Bit » Arquivo » Hardware » MWC 2018 — novo cartão microSD de 400 GB da SanDisk está pronto para 4K HDR

MWC 2018 — novo cartão microSD de 400 GB da SanDisk está pronto para 4K HDR

Novo cartão de memória microSD de 400 GB da Sandisk é otimizado para uso em smartphones, com velocidades decentes de operações por segundo; protótipo que usa padrão PCIe alcança números superiores aos de SSDs.

6 anos atrás

sandisk-extreme-400-gb

A MWC 2018 já acabou, mas é importante lembrar que nem só de smartphones vive a feira; ela também é palco para fabricantes de acessórios e por que não, de companhias como a SanDisk que oferecem cartões de memória para dispositivos Android com pouco armazenamento interno. Desta vez ela apresentou novas soluções para o setor, como um cartão microSD de 400 GB pronto para armazenar e reproduzir conteúdo em 4K e HDR, totalmente otimizado.

O novo cartão segue o padrão SDXC, com um limite teórico de armazenamento de até 2 TB mas sua principal característica está em suas capacidades de leitura e gravação constantes. É sabido que cartões de memória, independente da qualidade são péssimas soluções para armazenamento alternativo de aplicativos, dada a baixíssima quantidade de IOPS (operações de entrada e saída por segundo) que eles são capazes de realizar. Pensando nisso a SD Association criou uma nova classe de cartões em 2016, com o foco totalmente voltado para resolver esse problema.

O novo cartão em questão utiliza barramento UHS-I classe U-3, com a especificação A2 que em teoria permite 2.000 IOPS de leitura e 1.000 IOPS de escrita. Para se ter uma ideia, um HD de ponta executa entre 75 e 100 IOPS e um SSD dos mais básicos, 55.000 IOPS de escrita e 85.000 IOPS de leitura (por isso que um computador com SSD voa na hora do boot).

Segundo a SanDisk, o cartão permanece compatível com a maioria dos dispositivos móveis no mercado e conta com velocidades de 160 MB/s de leitura e 90 MB/s de escrita. Assim, o cartão não é apto para suportar tranquilamente a instalação de apps como suporta armazenamento e leitura de grandes arquivos, inclusive sendo preparado para vídeos em 4K e HDR, visto que muitos smartphones de ponta hoje possuem tal capacidade de gravação. O grande espaço de armazenamento foi possível utilizando tecnologia 3D NAND que armazena muito mais dados no mesmo espaço físico.

A SanDisk não divulgou preços ou disponibilidade (para variar), mas correm boatos de que o cartão de 400 GB deverá chegar às lojas pelo preço sugerido de US$ 300.

A Western Digital, companhia proprietária da marca SanDisk também demonstrou na MWC 2018 um protótipo que utiliza o padrão PCIe, normalmente encontrada em desktops; o cartão no caso alcançou velocidades de 880 MB/s de leitura e 430 MB/s de gravação, o que seria excelente para no futuro permitir a captura de vídeos em 8K em câmeras profissionais ou mesmo em resoluções maiores, em unidades com grande capacidade e velocidades superiores a qualquer SSD.

A SD Association está estimulando os fabricantes a adotarem não só o futuro padrão UHS-III, com velocidade de leitura de até 624 MB/s como também o PCIe, provavelmente para soluções de ponta. De qualquer forma, este não deverá se tornar um padrão geral e só deverá aparecer muito no futuro.

Fonte: SanDisk.

relacionados


Comentários