Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Image Swirl

Google Image Swirl

14 anos atrás

Lançada em 2001, a busca por imagens do Google é mais um dos produtos bem-sucedidos da empresa. Com o passar dos anos, ela foi sendo aprimorada, sempre buscando, a exemplo da busca tradicional, entender melhor o que o usuário busca, e entregar isso a ele.

Recentemente, um recurso muito bacana foi liberado: a pesquisa por imagens similares. Isso é de grande ajuda em diversos cenários, como, por exemplo, quando você encontra a imagem que deseja, porém em baixa resolução. Estender essa pesquisa a imagens semelhantes pode levá-lo a um exemplo com maior resolução, por exemplo.

Agora, indo para um campo mais experimental, o Google liberou o Image Swirl, uma nova maneira de buscar imagens. O serviço ainda está nos “laboratórios” da empresa, mas já demonstra potencial (ou não).

O que o Image Swirl faz é organizar, de maneira visual e verticalizada, as pesquisas feitas pelos usuários. Vamos a um exemplo prático: uma pesquisa pelo termo “firebird”. Pode ser o carro Firebird, o banco de dados Firebird, o antigo nome do Firefox, ou ainda uma simples ave de fogo. Ao fazer essa pesquisa no Image Swirl, as imagens são apresentadas em pilhas contextuais. Assim, uma abriga imagens do carro, outra dos programas, e uma outra de aves pegando fogo. Todas as pilhas são expansíveis, e vão afunilando cada vez mais o assunto pesquisado, levando a imagens bem específicas, numa interface que, após vários cliques, lembra um redemoinho (daí o nome dado ao experimento).

Google Image Swirl firebird - Google Chrome

O novo experimento lembra bastante outro, relativamente recente, da busca genérica do Google: a “roda da fortuna”.

Há quem diga que esse tipo de iteração é pura frescura, mas num nível mais profundo, são inovações que futuramente alterarão a forma como manipulamos e pesquisamos informações. E você, acha o quê?

Fonte: Pocket-lint.

relacionados


Comentários