Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Primeira loja de câmera Lomo é aberta no Brasil

Primeira loja de câmera Lomo é aberta no Brasil

14 anos atrás

Vocês se lembram da Lomografia? Já falamos dela aqui no Meio Bit, mas informação nunca é demais. Assim como quase tudo na cultura, a Lomografia é um movimento. Não pode ser definido pela racionalidade e sim pela espontaneidade. Tudo começou com  Austríacos que foram passar as férias na República Tcheca e se valeram de câmeras descartáveis compradas no local para fazer suas fotos. Ao revelar suas imagens encontraram inúmeros defeitos ocasionados pela baixa qualidade do equipamento (inerente a qualquer câmera descartável). Porém, a estética envolvida nesses defeitos é que criou o movimento. A câmera era uma LC-A da fábrica LOMO (Leningradskoye Optiko-Mechanichesckoye Obyedinenie). Hoje, a Lomografia existe para desafiar as regras e racionalizações da fotografia.  Independente da câmera que você possuí, existem algumas “regrinhas” para produzir uma verdadeira imagem lomográfica:

1. Leve sua câmera aonde você for
2. Use-a a qualquer hora - dia ou noite
3. A lomografia não é uma interferência na sua vida, e sim parte dela
4. Não olhe pelo visor
5. Aproxime-se o máximo possível dos seus objetos de desejo lomográfico
6. Não pense
7. Seja rápido
8. Você não precisa saber antes o que capturou no filme
9. …nem depois
10. Não se preocupe com nenhuma regra

Embora esse seja um movimento mundial dentro da fotografia e com vários brasileiros produzindo dentro dessa estética, encontrar uma câmera Lomo no Brasil era uma tarefa muito complicada. Era necessário importar o equipamento ou tentar encontrar usado no Mercado Livre. Embora a Lomografia seja sinônimo de câmera descartável, o que poderia levar ao uso de qualquer câmera de baixa qualidade, nada mais justo do que praticar esse tipo de fotografia com uma autentica câmera Lomo.

Por isso é interessante a inauguração da primeira loja do Brasil a se dedicar exclusivamente a comercialização de câmeras da marca Lomo. A Lomography Gallery Store se encontra em Ipanema no Rio de Janeiro e vai comercializar no Brasil a bagatela de 30 dos 35 modelos produzidos pela empresa. As câmeras são fabricadas em plástico e são estranhas tanto na qualidade das imagens quanto nos recursos que elas trazem. Algumas possuem flash colorido e outras permitem acoplar um grande número de acessórios para produzirem os mais variados efeitos. Porém, a mais cobiçada são as câmeras com tente olho-de-peixe, por conta da grande distorção que elas proporcionam.

Sempre fico feliz quando percebemos que a fotografia tradicional (não digital) vem mostrando que ainda possui força. Seja no lançamento de novos filmes fotográficos, novos papeis para preto e branco ou na força que as câmeras Lomo vem adquirindo. Mas, mesmo sendo câmeras feitas de plástico, as Lomo não são baratas. O preço dos modelos pode variar entre R$ 250,00 e R$ 300,00.

Fonte: Isto É

relacionados


Comentários