Carlos Cardoso 5 anos atrás
Houve um tempo em que a guerra era algo honrado. Homens viviam e morriam com base em suas habilidades e treinamento. Anos e anos de intensiva preparação eram colocados em teste no campo de batalha. Arqueiros acertavam alvos em movimento a centenas de metros. Cavaleiros em armaduras eram quase invencíveis contra tropas a pé.
Até que um dia uma nova tecnologia alterou esse equilíbrio. Camponeses com pouco ou quase nenhum treinamento eram capazes de derrotar cavaleiros em armaduras, soldados a pé e arqueiros eram vulneráveis a cargas de tropas. Essa tecnologia? A besta.
A dinâmica da guerra mudou fundamentalmente, não era preciso treinar por anos, qualquer criança era capaz de usar uma besta, alguns modelos vinham com mecanismos para facilitar distender o arco, então mesmo mulheres e idosos conseguiam armar o equipamento, e depois disso era só apontar e clicar.
Isso provocou revolta entre os soldados profissionais, a besta foi considerada uma arma indigna. Sem honra. Com o passar dos séculos esse ciclo se repetiu, a cada nova arma revolucionária, os mesmos medos e críticas. Submarinos? Coisa de covardes e piratas, disse um almirante inglês. Metralhadora? Mesma coisa, trocaram a habilidade do atirador pelo massacre em massa.
A bola da vez são os drones. A mídia demonizou tanto essa tecnologia que em uma reportagem onde falava como usava drones para mapear os jardins de sua mansão, a apresentadora Martha Stewart foi massacrada por comentaristas que a xingaram por empregar “tecnologia letal”, e não ter vergonha de usar algo que mata tanta gente.
Se misturar drones com Inteligência Artificial, então, já era. Temos uma Tempestade Perfeita de paranóia, e é disso que se alimenta o Future of Life Institute, uma organização patrocinada por um monte de gente grande, tipo Elon Musk e Stephen Hawking, que está gastando bilhões de dólares para tentar impedir o advento da Inteligência Artificial, que dizem irá destruir todos nós.
Eles apresentaram um vídeo inacreditável durante um evento da ONU de nome mais inacreditável ainda, uma reunião da… prepare-se… vamos lá…
Convenção da Proibição ou Restrição de Uso de Certas Armas Convencionais Que Podem ser Consideradas Causadoras de Danos Excessivos Ou Que Tenham Efeitos Indiscriminados
Ufa!
No vídeo é mostrada uma apresentação fictícia de um mini-drone assassino, e em seguida a tecnologia escapa ao controle, sendo usada por terroristas e grupos políticos. É uma história de alerta dos perigos da tecnologia e… — droga, deviam ter dado uma surra no sujeito que inventou o fogo!
No final, sou forçado a admitir que adorei os brinquedinhos, já até criei um folder com fotos do Justin Bieber, caso eles apareçam pra vender na Deal Extreme.